Cartão Bolsa Família: item chegará AUTOMATICAMENTE na minha casa?

Um novo cartão do programa Bolsa Família está disponibilizado para os seus beneficiários. É preciso ficar atento as entregas, ou, em alguns casos, a retirada.

O programa Bolsa Família possui milhares de beneficiários em todo Brasil. Constantemente novos beneficiários estão sendo introduzidos, além de atualizações no próprio funcionamento dos pagamentos.

Uma nova atualização refere-se ao cartão Bolsa Família. É isso mesmo. Um novo cartão está sendo oferecido aos beneficiários e hoje você poderá conferir mais informações sobre isso.

Confira como você poderá recebê-lo e ainda como desbloqueá-lo e passar a utilizá-lo de agora em diante.

Cartão Bolsa Família: item chegará AUTOMATICAMENTE na minha casa?
Recebimento de desbloqueio do novo cartão do Bolsa Família Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como eu receberei o meu novo cartão

O Ministério de Desenvolvido Social do Brasil (MDS) já se posicionou sofre o recebimento do novo cartão para os beneficiários. Este recebimento se dará pela distribuição nas residência ou em último casa nas agências da Caixa Econômica Federal e Correios.

É muito provável ainda que os seus antigos cartões do benefício não funcionem mais, PORÉM, se eles ainda estão em funcionamento você podem utilizá-los sem nenhum problema.

No caso você seja um beneficiário mais antigo desse programa deve lembrar-se que as retiradas aconteciam nas agências da Caixa. Daí veio o Auxílio Brasil e as pessoas começaram a receber em casa. Atualmente a entrega continua assim, porém, se ele não chegar até você visite o banco referido ou a agência dos Correios.

Mais uma vez é importante ressaltar: a regra é que sejam recebidos pelas famílias em suas próprias residências através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no endereço informado no Cadastro Único, por isso é tão importante manter a atualização cadastral. Se após 3 tentativas o Correio não conseguir entregá-lo, ele ficará para ser retirado ou em suas agências ou nas da Caixa mais próximas de sua residência.

Alguns municípios, no entanto, preferem manter essa disponibilização para retirada. Isso quando há impossibilidade de entrega somente. Nesse caso, é só procurar os Correios da sua localidade até o final de outubro. Se após esse prazo os cartões não forem retirados, estes serão encaminhados para a Caixa mais próxima da residência dos beneficiários.

Juntamente com esses cartões será enviado também uma correspondência com um termo de responsabilidade, informações sobre o funcionamento do programa, a responsabilidade das famílias e ainda como entrar em contato com o MDS ou Caixa.

Veja também: Parcelamento no cartão de crédito 100% SEM juros?

Como desbloqueá-lo?

Se você, finalmente, está com o seu em mãos, agora é hora de efetuar o seu desbloqueio. Para isso, ligue para o atendimento da Caixa pelo número 0800 726 02 07, em seguida digite 5, depois 2. É importante está com o seu NIS em mãos nesse momento, bem como a sua identidade de CPF, afim de digitar os números que forem solicitados.

Quando o procedimento acabar você precisará comparecer a uma agência lotérica com o seu documento oficial de identificação com foto e finalizar o cadastramento ou recadastramento.

Se ainda não conseguir o desbloqueio por meio dessa operação vá até uma agência da Caixa, assine o termo de responsabilidade e cadastre a sua senha para os saques. Lembre-se novamente de levar o seu documento oficial com foto.

Uma observação extra é preciso ser mencionada ainda: fique atento aos golpes! Se receber uma ligação pedindo algum dado, qualquer que seja, desligue, e não ofereça em nenhum caso. Isso geralmente costuma ser crimes de roubo.

Veja também: Descontos de R$ 10,00 para quem for comprar na Shopee e tiver ESTE cartão