Carros VOADORES: quem vai poder dirigir e quando poderão DECOLAR?

Empresas já começam a projetar os veículos e obter licença para realização dos testes, com modelos em pré-venda e alguns entraves na produção.

Os cenários dos filmes futurísticos estão prestes a se tornarem realidade com o anúncio do desenvolvimento dos carros voadores. Alguns indícios sobre o início da produção e a regulamentação marcam o começo de uma nova era na aviação, mas ainda existem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas sobre os veículos.

Uma destas questões é sobre quem vai dirigir os carros voadores, qual a distância que eles podem percorrer e quando finalmente poderão decolar. Já é possível dizer que alguns modelos estão disponíveis para a pré-venda e que o Brasil entra forte neste segmento, tendo em vista o anúncio da última semana de construção da primeira fábrica para produção deste tipo de veículo no país.

A seguir vamos entender melhor o que está impedindo a decolagem dos carros voadores e como anda a evolução deles em todo o mundo. Também iremos conferir como eles funcionam e os detalhes sobre os modelos e a fabricação, afinal ao que tudo indica o futuro está mais perto do que imaginamos, ele já começou!

Carros VOADORES: quem vai poder dirigir e quando poderão DECOLAR?
Os veículos devem ter a produção iniciada até 2026, mas ainda precisam ser realizados testes para garantir a segurança. Foto: divulgação

Como está a produção e regulamentação dos carros voadores?

A empresa Alef Aeronautics é uma das pioneira no segmento de carros voadores, e no dia 12 de junho ela obteve um Certificado Especial de Aeronavegabilidade para um veículo voador. O documento foi emitido pela Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e permite que a aeronave voe em locais limitados, apenas para fins de pesquisa e desenvolvimento dos testes.

O modelo A da Alef é um carro de passageiro que possui espaço para dois ocupantes e capacidade para circular na terra e no ar. O veículo é compacto, foi projetado para caber em uma vaga de estacionamento comum, as portas se transformam em asas, não precisa de pista para decolar e chega a atingir 322 km no solo e 177 km no ar.

No entanto, ele possui algumas dificuldades tecnológicas sem solução. Um exemplo é a falta de componentes necessários, que ainda não são produzidos no mercado e a transição da terra para o ar. O que vai determinar quando os veículos estarão disponíveis para o público dirigir com segurança são as restrições de peso, tamanho e preço.

A fabricação do modelo A da Alef está prevista para ter início em 2025 ou 2026, mas já existe uma pré-venda com o preço atual de R$ 1,44 milhão. A regulamentação é de responsabilidade da agência nacional de aviação de cada país, que são a FAA nos Estados Unidos e a ANAC no Brasil.

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Tráfego dos novos veículos

É preciso que as empresas façam um planejamento preciso para evitar colisões em decorrência da velocidade dos carros voadores, tendo em vista que eles são projetados para o transporte mais rápido dentro das cidades. A expectativa é que o táxi aéreo funcione em corredores específicos das áreas urbanas, com rotas e trajetórias bem definidas.

As cidades ficarão encarregadas de limitar quando e onde os veículos poderão operar, bem como devem definir um limite que evite a poluição sonora causada pelos propulsores. Inicialmente os passageiros serão somente as pessoas mais ricas, ao longo do tempo os carros voadores devem se tornar mais acessíveis.

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