Carro voador pode chegar EM BREVE no Brasil? Entenda o que está por trás dessa história

Embraer anunciou a primeira fábrica voltada para produção do carro voador no Brasil, saiba onde será a instalação e como a aeronave funciona.

Os filmes de ficção científica que apresentam um futuro repleto de inovações tecnológicas estão se tornando cada vez mais reais diante dos avanços da tecnologia. A ciência evolui e apresenta novidades que parecem inimagináveis, um exemplo disto é o carro voador que está sendo desenvolvido e pode estar disponível no Brasil antes do que se imagina.

Isso porque a empresa que está trabalhando no modelo é uma fabricante brasileira de aeronaves, que recentemente anunciou a instalação da fábrica para o desenvolvimento do carro voador. Dessa forma, a produção deve ser acelerada e o veículo deve ser disponibilizado mais rápido do que se imagina.

O anúncio da instalação da primeira fábrica de carro voador ocorreu em uma data simbólica, na quinta-feira (20), aniversário de 150 anos de Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira. A expectativa é que um voo teste aconteça no próximo ano, com a certificação sendo esperada para 2026.

Carro voador pode chegar EM BREVE no Brasil? Entenda o que está por trás dessa história
A Embraer conta com fornecedores, empresas parceiras e investimento de peso no desenvolvimento dos carros voadores, que será acelerado com a instalação da fábrica no Brasil. Foto: divulgação

Onde a fábrica será instalada?

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram que será instalada uma fábrica na cidade de Taubaté, em São Paulo, para a produção dos carros voadores. O local escolhido é estratégico pela logística que possui, isto porque a cidade fica na mesma região de São José dos Campos, onde está localizada a sede da Embraer.

A instalação da fábrica será em uma unidade já existente, que será ampliada para receber a linha de produção do eVTOLs, veículo elétrico de pouso de decolagem vertical, em tradução livre. A produção vai conta com a ajuda da Porsche Consulting, que vai auxiliar na estratégia logística global e na cadeia de suprimentos.

Veja também: Conheça o CARRO ELÉTRICO VOADOR que já tem milhares de encomendas para 2026

O que se sabe sobre o carro voador no Brasil?

De acordo com informações da Embraer, a nova aeronave já movimenta o mercado, tendo em vista que foram encomendados mais de 2,8 mil carros voadores, o que representa US$ 8 bilhões em vendas para os 28 clientes da empresa que estão divididos entre fornecedores, operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de voo.

A proposta dos eVTOLs é que os veículos sejam uma forma de deslocamento rápida, econômica e sem emissão de carbono dentro dos ambientes urbanos. Os carros voadores são elétricos, silenciosos e alcançam 60 milhas, o que dá em torno de 100 quilômetros, e permite uma série de missões de mobilidade aérea em viagens de curta distância dentro de uma mesma cidade ou entre cidades próximas.

Recentemente a Eve, que é uma empresa da Embraer, firmou parceria com uma empresa aérea norte-americana, a United Airlines, que vai ser responsável por operar o transporte urbano das novas aeronaves em São Francisco, nos Estados Unidos. O acordo também envolve a compra de até 440 carros voadores, em um investimento de R$ 15 bilhões.

Até então não há detalhes sobre contratações futuras para a produção dos carros. A expectativa é que o carro voador faça um voo teste em escala real em 2024, mas que só receba a certificação em 2026. Ainda não foram definidos os locais de origem e de destino das primeiras viagens, também não foi informado como vai funcionar a infraestrutura e mobilidade urbana aérea.

Veja também: CARRO VOADOR brasileiro: saiba como vai funcionar e onde vai circular