MITO DESVENDADO: deixar o carregador na tomada mesmo sem usar, pode ser perigoso?

Dentre as preocupações estão curto-circuito e superaquecimento. Até que ponto isso é real?

Ao longo dos anos, um mito comum tem circulado entre os usuários de smartphones: deixar o carregador na tomada seria perigoso. Muitas pessoas acreditam que isso pode causar incêndios ou até mesmo danificar o aparelho. Mas será que isso é realmente verdade? Para obter informações precisas e esclarecer de vez essas preocupações, consultaram um técnico da Samsung.

É realmente perigoso deixar o carregador na tomada enquanto não se utiliza? (Foto: divulgação)

Mito ou não?

De acordo com o técnico, deixar o carregador na tomada não representa perigo algum. Os carregadores modernos são projetados para lidar com circunstâncias normais de uso, e a forma como eles funcionam não oferece riscos significativos de curtos-circuitos ou aquecimento excessivo, mesmo quando ligados à tomada sem que o telefone esteja conectado. Além disso, muitas pessoas têm a preocupação de que deixar o carregador conectado, mas com o telefone desconectado, ainda consuma energia elétrica. No entanto, o técnico da Samsung nos tranquilizou nesse aspecto. Segundo ele, a carga elétrica realmente diminui ao mínimo quando o telefone não está conectado, o que significa que o consumo de energia é praticamente insignificante.

Em um teste feito na Europa, ilustraram isso colocando 15 carregadores ligados simultaneamente durante três horas por dia e isso custou apenas 1 euro por ano. Portanto, em nível individual, deixar um carregador na tomada não deve ser motivo de preocupação financeira.

Veja também: Leilão da Receita tem quase 3 MIL celulares a partir de R$ 499

 Quando o carregador é um perigo?

Quando o assunto é carregadores de celular, a escolha do modelo certo vai muito além da simples preocupação com o preço. Optar por um carregador não original pode trazer consequências perigosas tanto para a saúde da bateria do celular quanto para a segurança do usuário.

Ausência de proteção contra sobrecarga

Carregadores originais são projetados para proteger a bateria do telefone contra sobrecarga. Normalmente, eles têm mecanismos que controlam a quantidade de energia fornecida e permitem que a carga seja interrompida assim que a bateria estiver cheia. Os carregadores falsos podem não possuir essas proteções, o que pode levar ao superaquecimento da bateria e reduzir a sua vida útil.

Risco de choques elétricos

Além dos riscos para a saúde da bateria e do celular, os carregadores falsos também podem representar perigo de choque. A qualidade duvidosa dos componentes e a falta de certificações de segurança podem aumentar as chances de choques elétricos durante o uso do carregador. Isso é especialmente perigoso quando se lida com equipamentos eletrônicos sensíveis, como celulares.

Incompatibilidade

Outro risco comum ao utilizar um carregador não original é a incompatibilidade com o seu celular. Mesmo que o conector físico seja o mesmo, a voltagem e a corrente podem não ser compatíveis com o seu aparelho. Isso pode causar superaquecimento da bateria, aumentando assim o risco de explosões e danos ao dispositivo. No pior dos casos, danos físicos ao usuário.

Garantia comprometida

Quando você faz uso de um carregador falso, é muito provável que você esteja violando a garantia do seu celular. As fabricantes não são obrigadas a cobrir danos causados por carregadores não originais, o que significa que você terá que arcar sozinho com os custos de reparo caso algo dê errado. Garantir a saúde do seu celular é muito mais fácil quando se opta por carregadores originais.

Veja também: Segredo REVELADO para fazer a bateria do seu celular DURAR MAIS