Projeto do Governo cancela RG e unifica documentos no CPF: Saiba como trocar seu documento

RG Digital passará a ser válido em todo o território nacional: veja mais!

Um projeto do governo que já estava no papel há algum tempo será, em breve, posto em prática. O projeto em questão diz respeito ao novo documento oficial que todos os brasileiros deverão ter e que prevê substituir a atual carteira de identidade.

Sendo assim, a ideia do projeto, que envolve o lançamento de um RG Digital, possui previsão de começar a valer no país de forma gradual. O novo documento virá com algumas modificações em relação ao documento de identidade atual e contará, inclusive, com a unificação dos documentos de RG e CPF. Saiba mais.

O que é o novo RG Digital?

De acordo com as informações disponíveis até o presente momento pelo Governo Federal, sabe-se que a ideia de criação do novo RG Digital, substituindo a atual carteira de identidade, possui como um de seus principais objetivos facilitar a vida do cidadão.

Isso ocorre porque, conforme os detalhes do projeto, o número de RG não existirá mais e somente o número de CPF será usado para realizar a identificação do cidadão.

Dessa maneira, haverá a possibilidade de desburocratizar a vida do cidadão e, ainda, de reduzir o número de fraudes que podem envolver o número de RG. Isso devido ao fato de que, hoje em dia, uma mesma pessoa pode ter até 27 números de RG diferentes, uma vez que eles variam segundo o estado da Federação. 

Portanto, uma pessoa que solicitaria uma segunda via de RG em um outro estado receberia um outro número de RG. Assim, a unificação dos documentos por meio do número de CPF visa terminar com essa prática.

Além disso, a partir deste ano os estados já poderão fazer a emissão desse novo documento. Entretanto, os locais responsáveis terão um prazo até 2023 para se adequarem ao novo modelo.

Por conta disso, pode ser que na sua localidade ainda não seja possível solicitar o novo documento. Dessa forma, é recomendável consultar os órgãos responsáveis para saber se já há a possibilidade. Contudo, não é preciso pressa, pois a obrigatoriedade só passará a existir a partir de 2032.

Veja também: Prazo máximo para solicitar o novo RG já foi definido? Cada estado do Brasil tem data limite?

Quais as informações do novo documento?

Ainda, o novo RG Digital contará com algumas novidades. Sendo assim, uma das novidades é a presença de um QR Code por meio de um código de barras. Com ele, será possível checar a autenticidade do documento.

O documento contará também com outros elementos já presentes na atual carteira de identidade tais como, por exemplo, o nome completo, a assinatura e a data e local de nascimento do titular, bem como a impressão digital do polegar do dono do documento.

Além disso, terá a fotografia 3×4, a filiação, o sexo, as informações sobre a expedição do documento, dentre outras coisas.

Veja também: Consulta do benefício INSS através do CPF: Guia simplificado!