Calculadora de impostos para comprar “da China”: confira como ficam os valores da Shopee, Shein e AliExpress

Saiba como fazer o cálculo das suas compras internacionais de forma rápida e prática!

Muitas pessoas hoje em dia estão ansiosas para entender melhor o que aconteceu a partir das novas regras para compras internacionais. Afinal de contas, você entendeu como vai funcionar a isenção de impostos de importação no Brasil?

Então confira todos os detalhes sobre essas novidades e saiba se isso vai ou não afetar a sua vida como consumidor. Fique por dentro de todas as informações e saiba o que o governo definiu para as empresas de fora do país que querem enviar seus produtos para cá. Saiba mais e use a calculadora para verificar quanto podem sair suas comprinhas.

Calculadora impostos
Saiba como calcular as novas regras nos impostos de importação de sites estrangeiros (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Novas regras de tributação no Brasil

Passaram a valer no primeiro dia de agosto as novas regras para a tributação de compras internacionais que foram feitas pela internet. 

Embora a medida já tivesse sido anunciada há mais de um mês, ela só começou a valer definitivamente em agosto. 

A grande novidade é a isenção da cobrança do imposto de importação federal em cima das compras de até US$ 50. Ou seja, as empresas que aderiram ao novo programa Remessa Conforme da Receita Federal poderão ficar livres desse valor.

Veja também: Carnê-leão: o que é? TODOS são obrigados a pagar o imposto? Entenda!

Como vai funcionar essa nova tributação?

Quem costuma comprar em sites como Shein ou AliExpress deve ficar atento. Isso porque ambas as empresas já informaram que vão aderir ao programa. Com isso, elas contarão com a isenção do imposto de importação até 50 dólares. 

Com isso, todas as compras internacionais com esse valor vão contar somente com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A saber, os estados já haviam definido uma alíquota fixa de 17%. 

É importante lembrar que o valor de US$ 50 conta com a inclusão do preço do frete. Isto é, se você faz uma compra de 50 dólares e o frete custar 5 dólares, a compra já passa do limite. Nesse caso, a taxação é do imposto de importação – que segue valendo para compras acima. 

E como isso afeta o bolso do consumidor? Inicialmente, não deve ser notada uma grande diferença para quem faz compras pequenas, mas sim para as próprias empresas. 

O objetivo da ação é abrir as portas para mercadorias vindas de forma do país, mas sempre de forma legal. Hoje em dia são entre 500 mil e 1 milhão de novos pacotes chegando por dia no país. 

Como calcular as novas regras de importação

Por fim, é importante lembrar que já existem ferramentas para simular quanto você gastaria em uma compra neste momento. 

Por exemplo, o g1 já lançou uma calculadora para novas regras de tributação de compras internacionais. É tudo muito simples:

  1. Acesse a matéria do g1 que fala sobre o tema: https://tinyurl.com/y4zt6zxw
  2. Agora no meio do texto procure a calculadora; 
  3. Adicione o valor da sua compra (em dólares); 
  4. Complete com o valor do frete (também em dólares); 
  5. Aperte em ‘Clique aqui para calcular’ e pronto! Agora é só ver quanto pode sair a sua compra. 

Sempre lembrando que podem existir outros fatores como seguro, juros e despesas aduaneiras. 

Veja também: Faixa de ISENÇÃO do Imposto de Renda pode estar PRESTES a aumentar; confira!