Calculadora do INSS: veja como SIMULAR e descubra quanto tempo falta para você se aposentar

Utilizando dados que estão disponíveis na base do instituto, o INSS utiliza uma calculadora própria para simular a aposentadoria dos segurados.

Aposentados que desejam parar de trabalhar devem se atentar às mudanças nas regras de transição desde a Reforma na Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019. Para isso, o ideal é calcular previamente quanto tempo falta para isso e um recurso que pode ajudar é a calculadora do INSS.

Quer saber mais sobre o dispositivo e como calcular até quando você deve trabalhar para poder solicitar a aposentadoria? Então continue nos acompanhando logo abaixo para não perder nenhuma informação importante!

Quer saber por quanto tempo você precisa atuar para poder se aposentar? Conheça a calculadora do INSS!
Quer saber por quanto tempo você precisa atuar para poder se aposentar? Conheça a calculadora do INSS! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é a calculadora do INSS?

De forma geral, a Reforma da Previdência instituiu uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres que queiram pedir a aposentadoria. Em ambos os casos, é necessário ter um período de contribuição de, pelo menos, 15 anos.

Para tornar o cálculo do tempo que ainda resta mais simples, seja de contribuição ou por idade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma calculadora que simula a situação de acordo com os dados que estão disponíveis no sistema do órgão.

Basicamente, a calculadora é adaptada seguindo as normas impostas pela reforma. Contudo, vale lembrar que o resultado se trata apenas de uma consulta, pois não dá concessão real à aposentadoria. Caso o interessado constate algum dado incorreto ou se possuir dúvidas durante o processo de cálculo, recomenda-se procurar um advogado especializado em direito previdenciário para ajudar em cada questão.

Veja também: Saiba como AUMENTAR seu BENEFÍCIO do INSS: passo a passo

Como fazer o cálculo da aposentadoria

Para fazer o cálculo de tempo da aposentadoria, basta acesse o aplicativo Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul) e seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no app e faça login com sua senha cadastrada;
  • Em seguida, clique na opção que diz “Do que você precisa?” e escreva no campo disponível “Simular aposentadoria”;
  • Depois disso, confira agendamento os seus dados, pois, se houver necessidade de alteração, você deverá fazer as mudanças antes de dar continuidade clicando no ícone de lápis. Posteriormente, clique em “Recalcular”;
  • O app vai emitir o resultado dentro de algum tempo e, a parir disso, você pode tanto “Pedir aposentadoria” quanto “Baixar PDF” para guardar os dados em seu aparelho.

Vale ressaltar que o programa não leva em conta algumas variáveis para realizar o cálculo, como ausência de salários. Nesses casos específicos, é necessário consultar um advogado especializado para dar seguimento à solicitação.

Como pedir aposentadoria pelo aplicativo?

Por fim, se você tem interesse em pedir a aposentadoria ao INSS, saiba que sequer precisa sair de casa para isso. Confira o tutorial abaixo:

  • Acesse o app do Meu INSS;
  • Posteriormente, clique no botão “Novo pedido”;
  • Depois disso, será necessário clicar na opção “Aposentadorias e CTC e pecúlio”;
  • Nesse momento, você deverá escolher o tipo de modalidade que deseja, como a aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por idade rural, aposentadoria da pessoa com deficiência, etc.;
  • Dê continuidade e, caso apareça uma tela para atualizar seus dados, confira todos atentamente e atualize;
  • O próximo passo é responder um questionário no aplicativo, que deve ser lido com muita atenção;
  • Depois, anexe toda a documentação que for exigida no app e clique para continuar;
  • Escolha, então, a agência bancária por onde deseja receber os valores;
  • Por último, confirme a solicitação.

Veja também: Segurados que não fazem parte DESTE grupo estão livres do pente-fino do INSS: consulte!