Caixa libera nova rodada de pagamentos em março: Grupo de trabalhadores podem retirar até R$ 6.220

Medida visa ajudar atingidos por enchentes no RJ e SP

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um importante benefício para o trabalhador brasileiro e a prova disso é que a Caixa Econômica Federal liberou o saque para os afetados pelas chuvas nas cidades de Campo Limpo Paulista (SP) e de Porciúncula (RJ). Os municípios foram afetados por fortes enchentes e decretaram estado de calamidade pública. Cada trabalhador poderá resgatar até R$6.220.

Caixa FGTS pagamentos
Caixa libera nova rodada de pagamentos do FGTS / Imagem: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Como sacar o FGTS por calamidade

A CAIXA informou que somente os moradores dos endereços informados pela Defesa Civil municipais poderão sacar o FGTS. O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS até o dia 3 de maio, no caso de Porciúncula, e 11 de maio, no caso de Campo Limpo Paulista. O trabalhador precisa acessar o app e escolher a opção “Meus Saques”, sem precisar comparecer na agência. A foto da identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre podem ser enviados direto do aplicativo.

Veja também: Cuidado! Você pode ficar sem receber o FGTS por 2 anos se tomar essa decisão

Importante ressaltar que em caso do comprovante de residência estar no nome do cônjuge, será necessário também enviar pelo aplicativo a certidão de casamento ou escritura pública de união estável. O trabalhador também poderá indicar o crédito em uma conta da CAIXA ou de qualquer outro banco para receber o dinheiro do FGTS, sem absolutamente nenhum custo. O prazo para análise e crédito em conta é de cinco dias úteis. Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais da CAIXA.

Até o presente momento, o banco federal já autorizou o saque antecipado do FGTS para 65 municípios afetados por chuvas e enchentes de cinco estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na Bahia, a medida auxilia trabalhadores de cidades como para os moradores de Canavieiras, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, entre outras.

Já em Minas Gerais, alguns dos municípios são Águas Formosas, Betim, Brumadinho, Congonhas, Governador Valadares, Igarapé e São Joaquim de Bicas.

No Rio de Janeiro, além de Porciúncula, o caso mais notável é a cidade de Petrópolis, vítima de uma das maiores tragédias provocadas pelas chuvas.

Baixe o app FGTS: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US

Acesse o site da CAIXA: www.caixa.gov.br

Atendimento via telefone da CAIXA: 0800 7260207

Veja também: Não retirou o Saque-aniversário do FGTS? Trabalhadores têm o prazo de 90 dias para sacar o valor – Veja o que acontece depois disso!