SAQUE está liberado para ESTE grupo de trabalhadores; veja se você vai receber

Entenda como está funcionando a liberação do benefício

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ), é um benefício destinado para trabalhadores registrados. Isto é, para todos aqueles que trabalharam, durante determinado tempo, com registro na Carteira de Trabalho. No entanto, ainda que os valores sejam dos trabalhadores, por direito, ele não está disponível a qualquer momento. Uma série de fatores influenciam no saque.

Acontece, que em determinadas situações, pode acontecer que o benefício seja liberado. A Caixa Econômica Federal, é responsável direta por esse tipo de pagamento. Portanto, uma vez que a instituição libere os valores, ele estará disponível para retirada. Portanto, é necessário sempre averiguar para qual grupo o benefício está pronto para saque.

Saque está liberado para este grupo de trabalhadores
Benefício disponível / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Caixa libera 3 saques do FGTS

Antes de mais nada, o benefício é o resultado do acumulo do pagamento de parcelas. Quem é responsável pelo pagamento dessas parcelas, é o empregador. Assim sendo, todo mês, respectivamente, até o dia 7, é necessário que a empresa deposite o valor estipulado na conta do funcionário. Isso serve para que, uma vez que demitido, o contribuidor tenha um fundo de segurança. O FGTS também pode ser sacado em questões específicas.

Quanto às situações específicas para saque, foi esse o motivo da liberação pela Caixa. Acontece, que as cidades de Murici (AL), Rio Negro (PR) e Lauro Müller (SC), estão em estado de calamidade pública. Ou seja, o Governo decretou situação crítica para esses lugares. Assim sendo, a Caixa Econômica liberou para que os trabalhadores dessas cidades possam sacar o benefício do FGTS.

Veja também: NOVA modalidade do saque FGTS para setembro; veja como solicitar

Como sacar os valores

Antecipadamente, o valor máximo para saque é de R$6.220,00. Esse valor pode ter sido acumulado durante os 12 últimos meses, considerando o motivo supracitado. Assim sendo, o saque pode ser efetuado de modo comum. Para isso, é preciso realizar uma transferência, considerando o valor retirado. A transferência pode ser feita de forma on-line, pelo aplicativo do FGTS (https://bityli.com/qzXXd). Também é possível ir diretamente até uma agência física da Caixa e solicitar o saque.

Ademais, o benefício estará disponível em no máximo 5 dias úteis. Ademais, em caso de dúvida, o site da instituição está disponível para consultas (https://www.caixa.gov.br). Por fim, cabe ressaltar o FGTS é um direito de todo trabalhador que possui registro, portanto, consulte sua empresa para saber mais detalhes. Em casos de negação do pagamento, a orientação é realizar uma notificação ao Ministério do Trabalho.

Veja também: É trabalhador informal? Conheça os seus DIREITOS garantidos por LEI