Caixa lança duas linhas de crédito novas: quem pode solicitar Pronaf e Pronamp

A ideia das novas linhas de crédito é garantir que os produtores para que a economia no setor continue aquecida.

A Caixa Econômica Federal acaba de lançar duas novas linhas de crédito voltadas ao setor do agronegócio brasileiro. Pronaf e Pronamp serão os programas atingidos pelas novas formas de investimento do banco federal e estarão voltadas a suprir demandas de investimento na hora do custeio da produção a juros baixos que giram em torno da casa dos 5%.

A ideia das novas linhas de crédito é garantir que os produtores não incorram em escassez de dinheiro ao final do mês, podendo assim continuar mantendo o ritmo da produção e o aquecimento da economia na atual conjuntura, parte fundamental da meta estabelecida pelo Ministério da Economia.

A ideia de manter o Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e Pronamp, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, atuando fortemente com incentivos a linhas de crédito é que mesmo com as atuais flutuações econômicas, o setor da produção econômica possa continuar suprindo suas metas anuais.

Segundo as recentes declarações do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a ideia é que o banco possa avançar nos investimentos junto ao setor do agronegócio, ampliando o nível de investimento feito anualmente para bater a meta de 200 bilhões em 2024.

Identificando as atuais movimentações econômicas dos setores públicos e privados faz total sentido que os produtores da área rural tenham interesse em saber quem pode acessar os financiamentos vindos do Pronaf e Pronamp, principalmente as novas linhas de crédito recém abertas pela Caixa. Abaixo segue um resumo explicativo, direto dos sites do governo federal.

Caixa libera linha de crédito
Prédio da Caixa Econômica Federal. Imagem: Marcelo Cargo/Agência Brasil

Pronaf

Para ter acesso ao programa é necessário estar enquadrado em uma das seguintes categorias: extrativista, silvicultor, pescador artesanal, agricultor ou ser membro de comunidade indigena ou quilombola tradicional do território nacional. Estando enquadrado nessas categorias é necessário ainda cumprir 5 critérios elencados no sites do BNDES [https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/pronaf-requisitos]

Veja também: Giro Caixa Transportes 2022: Nova linha de crédito para caminhoneiros com juros baixos

Pronamp

Os requisitos mínimos ao programa são mais amplos, estando ligados somente ao porte da produção, mas ainda assim, as regras diante do que pode ser financiado são mais restritas e podem ser acessadas também no site do BNDES.

Basta acessar o site: www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/pronamp-investimento

Leia mais: Caixa libera crédito de até R$ 21 mil para micro e pequenos empreendedores; veja como solicitar