Caixa apresenta falha no PIX: e agora? Clientes não estão mais seguros?

Vem entender essa história que pegou os clientes de surpresa e envolve um suposto golpe do qual uma cliente da Caixa Econômica foi vítima. Vem saber todos os detalhes!

Uma notícia pegou os clientes da Caixa Econômica Federal de surpresa: Caixa apresenta falha no Pix. Com isso, as pessoas começaram a questionar a segurança em torno do banco e também do sistema de transferências que se tornou bastante popular entre os brasileiros desde que foi criado, no ano de 2020.

Pensando nessas dúvidas que surgiram, este artigo vai explicar o que aconteceu e o que a Justiça falou sobre o assunto da falha no sistema. Embora o caso tenha ganhado notoriedade recentemente, o possível golpe teria ocorrido no mês de outubro do ano passado. Há a suspeita de golpe porque a cliente da Caixa Econômica contou que recebeu uma ligação no celular dela de um suposto funcionário do banco questionando se ela havia feito um determinado Pix.

Caixa apresenta falha no PIX: e agora? Clientes não estão mais seguros?
Saiba do que se trata essa falha no Pix que foi identificada na Caixa Econômica Federal Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Caixa apresenta falha no Pix; o que a Justiça disse sobre este erro?

De acordo com a cliente que diz ter sido vítima de um golpe, ela foi induzida a digitar o que o suposto funcionário da Caixa Econômica Federal pedia por meio da ligação. Segundo ela, o homem do outro lado da linha afirmava que a transação seria cancelada caso ela não fizesse o que ele estava pedindo.

No fim da ligação, a vítima afirmou que perdeu mais de R$ 49,8 mil. Conforme ela informou, esse dinheiro havia saído da conta dela diretamente para a conta da pessoa que aplicou o golpe. Por outro lado, a Caixa Econômica Federal informou que todo o procedimento foi feito por meio do internet banking do banco que estava instalado em um aparelho devidamente habilitado com a senha pessoal da cliente.

Mas, o que a Justiça diz sobre esse ocorrido? A partir do entendimento do juiz José Carlos Fabri, que pertence à 1ª Vara Federal de Campo Mourão, no estado do Paraná, a Caixa não teve nenhum tipo de envolvimento no caso. Ou seja, o banco esteve sem qualquer relação com a ligação telefônica entre a vítima e o criminoso. Desta forma, o pedido de indenização feito pela cliente foi negado.

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O que a defesa da cliente e a Caixa disseram sobre o caso?

De acordo com as informações divulgadas, a cliente não havia informado ao banco que ela seria a reponsável pelo sistema online no momento da transação. Até o momento, a defesa desta mulher não quis enviar nenhum pronunciamento sobre o ocorrido. De acordo com a Justiça, ela tem um total de dez dias para recorrer.

Apesar da Justiça ter determinado que a Caixa Econômica não possui nenhum tipo de envolvimento, o banco informou que os clientes devem ficar atentos para não compartilhar dados pessoais por telefone, como o nome do usuário e o login, por exemplo. Qualquer dúvida, o cliente deve procurar uma agência da Caixa pessoalmente ou então entrar em contato por meio dos canais oficiais.

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