Caixa apresenta falha no PIX: e agora? Clientes não estão mais seguros?
Vem entender essa história que pegou os clientes de surpresa e envolve um suposto golpe do qual uma cliente da Caixa Econômica foi vítima. Vem saber todos os detalhes!
Uma notícia pegou os clientes da Caixa Econômica Federal de surpresa: Caixa apresenta falha no Pix. Com isso, as pessoas começaram a questionar a segurança em torno do banco e também do sistema de transferências que se tornou bastante popular entre os brasileiros desde que foi criado, no ano de 2020.
Pensando nessas dúvidas que surgiram, este artigo vai explicar o que aconteceu e o que a Justiça falou sobre o assunto da falha no sistema. Embora o caso tenha ganhado notoriedade recentemente, o possível golpe teria ocorrido no mês de outubro do ano passado. Há a suspeita de golpe porque a cliente da Caixa Econômica contou que recebeu uma ligação no celular dela de um suposto funcionário do banco questionando se ela havia feito um determinado Pix.
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Caixa apresenta falha no Pix; o que a Justiça disse sobre este erro?
De acordo com a cliente que diz ter sido vítima de um golpe, ela foi induzida a digitar o que o suposto funcionário da Caixa Econômica Federal pedia por meio da ligação. Segundo ela, o homem do outro lado da linha afirmava que a transação seria cancelada caso ela não fizesse o que ele estava pedindo.
No fim da ligação, a vítima afirmou que perdeu mais de R$ 49,8 mil. Conforme ela informou, esse dinheiro havia saído da conta dela diretamente para a conta da pessoa que aplicou o golpe. Por outro lado, a Caixa Econômica Federal informou que todo o procedimento foi feito por meio do internet banking do banco que estava instalado em um aparelho devidamente habilitado com a senha pessoal da cliente.
Mas, o que a Justiça diz sobre esse ocorrido? A partir do entendimento do juiz José Carlos Fabri, que pertence à 1ª Vara Federal de Campo Mourão, no estado do Paraná, a Caixa não teve nenhum tipo de envolvimento no caso. Ou seja, o banco esteve sem qualquer relação com a ligação telefônica entre a vítima e o criminoso. Desta forma, o pedido de indenização feito pela cliente foi negado.
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O que a defesa da cliente e a Caixa disseram sobre o caso?
De acordo com as informações divulgadas, a cliente não havia informado ao banco que ela seria a reponsável pelo sistema online no momento da transação. Até o momento, a defesa desta mulher não quis enviar nenhum pronunciamento sobre o ocorrido. De acordo com a Justiça, ela tem um total de dez dias para recorrer.
Apesar da Justiça ter determinado que a Caixa Econômica não possui nenhum tipo de envolvimento, o banco informou que os clientes devem ficar atentos para não compartilhar dados pessoais por telefone, como o nome do usuário e o login, por exemplo. Qualquer dúvida, o cliente deve procurar uma agência da Caixa pessoalmente ou então entrar em contato por meio dos canais oficiais.
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