Cães compreendem palavras humanas com precisão, aponta estudo

Embora muita gente converse com seus cães diariamente, há uma ideia comum de que esses animais não conseguem entender palavras ou seus significados. Mas uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, trouxe algumas novidades que colocam esse pensamento à prova.

Segundo o estudo, que saiu na revista Current Biology, os cães não entendem exatamente tudo que dizemos, mas eles sabem relacionar palavras a objetos específicos. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram 27 cães e pediram que os tutores escolhessem cinco objetos que os pets conheciam bem. Enquanto os nomes dos objetos, corretos ou incorretos, eram pronunciados, os cientistas monitoraram as reações dos animais por meio de eletroencefalografia. O que se viu foi que os dogs reagiram de maneira parecida com a dos seres humanos.

Cães também notam a diferença entre idiomas

Em outro estudo de 2022, feito na mesma universidade, os pesquisadores descobriram que os cães têm padrões cerebrais diferentes ao escutar línguas que conhecem e aquelas que não conhecem. Os cientistas realizaram um experimento em que 18 cães escutaram trechos do livro O Pequeno Príncipe em espanhol e em húngaro, enquanto estavam dentro de um scanner cerebral.

O resultado foi muito interessante: durante o teste, foi possível notar que a atividade cerebral dos cães mostrava padrões específicos na região do córtex auditivo secundário, indicando que eles sabiam distinguir entre as duas línguas.

Cães podem responder a quase 90 palavras

Na Universidade de Dalhousie, no Canadá, um outro estudo se propôs a entender quais palavras os cães entendem com mais facilidade. E a pesquisa revelou que, no total, 89 termos podem ser compreendidos pelos animais.

As autoras do estudo, Sophie Jacques e Catherine Reeve, observaram a interação de 165 cães com seus tutores, que apresentaram um inventário de 172 palavras. O que foi notado? Os cães mostraram maior entendimento de comandos simples, como “sente”, “fique”, “espere” e “não”. Em muitos casos, eles realmente corresponderam ao que foi solicitado.

Essa capacidade dos cães de entender e reagir ao que dizemos deixa claro o quanto a comunicação entre humanos e nossos fiéis companheiros é mais rica do que pensamos. Isso só mostra que eles estão sempre atentos ao que acontece ao seu redor!