Quer receber o Bolsa Família? Veja como se CADASTRAR sem precisar sair de casa

Contratação deste importante programa social pode ser feita com um simples passo a passo, diretamente de sua casa; saiba como aderir

A adesão ao programa Bolsa Família é do interesse de muitas pessoas no Brasil. Devido à importância deste programa social e sua característica de renda fixa, muitos cidadãos querem ter acesso a ele. Mesmo assim, é necessário saber que o auxílio possui regras de elegibilidade um pouco rigorosas, com o objetivo de evitar fraudes de pessoas mal-intencionadas.

Todavia, para aqueles que cumprem todos os critérios à risca do Bolsa Família, é necessário que saibam que o cadastramento no programa pode ser feito sem sair de casa. A seguir, vamos te contar como isso funciona e o que deve ser feito.

Quer receber o Bolsa Família? Veja como se CADASTRAR sem precisar sair de casa
Cadastro on-line do Bolsa Família! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Documentos necessários

Em primeiro lugar, é preciso que os futuros segurados tenham em mente que o Cadastro Único é extremamente necessário para receber esse auxílio social. Neste caso, a família deve eleger um Responsável Familiar ou Legal para representar todos os integrantes.

Sendo assim, o Responsável Familiar precisa ser uma pessoa com idade superior a 16 anos, preferencialmente do sexo feminino. Já o Responsável Legal não necessita morar na mesma casa nem fazer parte da família, mas deve ter atribuição legal para representação formal. Ademais, vale reforçar que este último Responsável não precisa dividir a renda ou despesas com o grupo familiar.

Visto isso, vejamos quais são os documentos necessários que devem ser apresentados para inscrição no CadÚnico.

Às famílias com um Responsável Familiar, os documentos exigidos são:

  • CPF do responsável, seu Título Eleitoral e documento de identificação com foto;
  • comprovante de endereço ou declaração de residência assinados pelo responsável; e
  • CPF, Título, Certidão de nascimento ou casamento e Carteira de identidade ou de trabalho dos demais membros.

Enquanto isso, Responsáveis Legais devem levar para o cadastramento:

  • seu CPF;
  • documento comprovando a representação legal;
  • CPF, Título Eleitoral e documento com foto do(a) representado(a);
  • comprovante de endereço assinado; e
  • CPF, Título de Eleitor, Certidões e Carteira de identidade ou de trabalho dos outros integrantes.

Saiba mais: Se você mora em UMA DESTAS CIDADES, o Bolsa Família VAI MUDAR; entenda!

Cadastre-se sem sair de casa

Nesse contexto, a fim de evitar filas nos Centros de Referência de Assistência Social, os futuros beneficiários do programa Bolsa Família querem saber como funciona o cadastramento on-line do auxílio.

O Ministério do Desenvolvimento Social, por estar constantemente recebendo segurados novos no programa, divulgou um comunicado importante.

O governo afirma que é possível fazer o pré-cadastramento no CadÚnico pelo aplicativo digital do programa ou pelo site. Assim, o cidadão pode enviar seus dados mais importantes.

De outro modo, é inteiramente válido informar que comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único ainda é necessário para finalizar o cadastro. Neste caso, o cidadão tem até 8 meses para ir ao CRAS.

Indo até lá, o Responsável deverá apresentar os documentos solicitados e complementar as informações exigidas para o cadastro final. Por fim, um detalhe importante é que o indivíduo também passará por uma entrevista com os agentes do Centro de Referência.

Portanto, o meio digital serve como uma maneira de adiantar seu cadastramento no CadÚnico.

Veja também: Funcionário do Bolsa Família é PRESO por FRAUDE GRAVE: beneficiários serão afetados