Brasileiros tem recebido valores sem precisar trabalhar; nova forma de lucrar legalmente tem feito sucesso no País!

Entenda como são pagos os valores a acionistas de empresas.

Os dividendos são parte do lucro líquido de uma empresa, repartido entre todos os seus acionistas. Esse termo, comum na Bolsa de Valores, refere-se a quando uma pessoa compra ações de uma empresa, e passa a ser “sócia” dela. Popularmente, estes são os “acionistas”.

Como acionista de uma empresa, você ganha o direito de receber parte dos lucros líquidos dela, de acordo com a sua quantidade de ações. Esse pagamento distribuído é feito pelos dividendos e é muito interessante para os investidores.

Esta distribuição dos dividendos é regulada pela Lei nº 6.404. Segundo ela, as empresas que estejam na Bolsa de Valores e que tiverem lucro líquido têm a obrigação de distribuir uma porcentagem  de lucro os seus acionistas. Essa é uma forma de recompensar os acionistas da empresa. Porém, quem decide o percentual de lucro que será distribuída entre os acionistas é o estatuto social da empresa. Ela pode, inclusive, definir em 1% do lucro. Porém, caso não deixe isto bem definido no estatuto, ela é obrigada a ceder 50% do seu lucro. Entenda mais abaixo.

Caso a empresa esteja listada na Bolsa de Valores, ela é obrigada a pagar o dividendo. Reprodução Pixabay Pexels

Como é pago o dividendo?

O dividendo é pago de acordo com a Lei nº 6.404, que define que toda empresa listada na Bolsa é obrigada a dividir parte dos seus lucros líquidos anuais com seus acionistas (quem possui ações da companhia). Ou seja, isto torna o ato de comprar ações muito mais atrativo, pois há uma recompensa no final.

Porém, não existe um mínimo obrigatório que deve ser pago aos acionistas. A empresa, em seu próprio estatuto, deve definir qual % do lucro líquido será dividida entre seus acionistas. Pode ser 1%, 2%, 10%, 30%… depende do estatuto. E, caso ele não discorra acerca desta questão, é obrigatório que a empresa divida 50% do seu lucro.

Veja também: Plataforma do exterior paga US$ 6 dólares por hora para brasileiros trabalharem em casa

Quais são os tipos de dividendos?

Existem os dividendos pagos em dinheiro, que correspondem ao valor exato por ação que o acionista possui, percentualmente. Por exemplo, 2% do valor da ação. Este dinheiro pode ser usado ou não para comprar mais ações da mesma empresa.

No caso dos dividendos pagos em ações, os acionistas ganham de acordo com o lucro dividido, mais ações da empresa. Ainda temos a possibilidade do dividendo ser pago em direito de subscrição, em que a empresa dá direito ao acionista de comprar outras ações antes do mercado, por um valor abaixo.

Veja também: Brasileiros que trabalharam em 2020 podem receber valores do PIS; faça a consulta através do seu CPF e descubra!