Mais de 4 MILHÕES de brasileiros recebem último lote do abono salarial; veja se você está entre os beneficiados

O último lote do abono salarial do PIS/Pasep será liberado no próximo dia 17 de julho para um novo grupo de brasileiros que trabalham com a carteira assinada e cumprem as regras dos programas.

Os brasileiros que atuam com a carteira assinada pelo Regime jurídico estatutário ou pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a uma série de direitos trabalhistas, como é o caso das férias remuneradas, conta aberta no FGTS, pagamento de seguro-desemprego, 13º salário e ainda o pagamento anual do abono salarial do PIS/Pasep. 

Os funcionários e servidores públicos têm direito ao Pasep (Programa de Formação do Servidor Público), que é pago pelo Banco do Brasil. Já o PIS (Programa de Integração Social) é destinado aos funcionários de empresas privadas e os depósitos são realizados pela Caixa Econômica Federal. 

Nos próximos dias, será liberado mais um lote do PIS/Pasep para os trabalhadores brasileiros. Portanto, confira a seguir quem recebe o abono neste mês!

Último lote do PIS/Pasep é pago em poucos dias para um determinado grupo de brasileiros. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Último lote do PIS/Pasep é pago para 4,2 milhões de brasileiros

O PIS/Pasep 2023 está sendo pago para os trabalhadores que atuaram com a carteira assinada durante o ano de 2021 e os pagamentos estão sendo feitos desde o mês de fevereiro. Agora, neste mês de julho, ocorre  a liberação do último lote para um determinado grupo de brasileiros. Os depósitos serão realizados na próxima segunda-feira (17). 

O valor pago pelo abono salarial é bastante variável, isso porque depende da quantidade de meses em que o cidadão atuou com a carteira assinada durante o ano-base. Dessa forma, uma pessoa que trabalhou por dois meses, por exemplo, recebe uma quantia equivalente a R$ 220, já quem trabalhou durante os doze meses do ano poderá ter acesso ao valor de um salário mínimo integral, que no momento se encontra em R$ 1.320. 

Para saber qual será o valor do seu abono salarial, é necessário dividir o valor do salário mínimo por doze e depois multiplicar pela quantidade de meses em que você exerceu as suas funções laborais. O resultado é o valor que será depositado pela instituição financeira. 

Além disso, para ter direito ao PIS/Pasep, é preciso cumprir alguns critérios. Assim, os trabalhadores precisam ter atuado com a carteira assinada pelo tempo mínimo de 30 dias, sejam eles consecutivos ou não, durante o ano-base. É preciso também ter remuneração mensal de até dois salários mínimos, estar com os dados atualizados no Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e ainda fazer parte dos programas há pelo menos cinco anos. 

Confira também: Trabalhei em 2022, QUANDO vou poder receber o PIS Pasep? Entenda o calendário de PAGAMENTO!

Quem será beneficiado pelo último lote do PIS/Pasep?

O calendário do PIS é organizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, enquanto o do Pasep é estabelecido conforme o número final do NIS (Número de Inscrição Social) no programa. 

Sendo assim, no dia 17 de julho, o abono será liberado para os trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro e também para aqueles que tenham o número final do NIS como 8 e 9. Vale ressaltar ainda que é possível sacar o PIS/Pasep 2023 até o dia 28 de dezembro deste ano. 

Saiba mais: No limite do DESESPERO? PENÚLTIMA parcela abono salarial do PIS/Pasep 2023 será paga HOJE (16): veja se você recebe