Comunicado OFICIAL saiu HOJE (29) para todos os brasileiros que utilizam o PIX

Entenda o comunicado emitido pelo Banco Central a todos que fazem uso diário do sistema de pagamentos instantâneos, o PIX

Os brasileiros se acostumaram a utilizar o PIX diariamente, pois sua praticidade em realizar operações financeiras tem sido cada vez mais evidente. Com taxa zero para Pessoas Físicas e pagamentos instantâneos, o sistema do Banco Central tem sido essencial para o mercado financeiro.

Devido a isso, um comunicado oficial que acabou de sair sobre o PIX surpreendeu grande parte da população. A informação trazida pelo Banco Central expõe a necessidade de uso do sistema e o que ele revela ao longo de 3 anos de existência.

Comunicado OFICIAL saiu HOJE (27) para todos os brasileiros que utilizam o PIX
Brasileiros que utilizam o PIX recebem comunicado! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sistema de pagamentos do BC

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido e lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. Ele representa um avanço significativo no cenário de pagamentos do país, oferecendo uma alternativa rápida, segura e acessível aos métodos tradicionais, como transferências bancárias e boletos.

Uma das características mais notáveis do PIX é a sua instantaneidade. Além do mais, as transações são processadas em poucos segundos, permitindo que os usuários realizem pagamentos e transferências de forma imediata, independentemente do horário ou dia da semana. Além disso, o PIX está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, tornando-o extremamente conveniente para os consumidores e empresas.

Outra vantagem do recurso é a sua acessibilidade. Isto porque ele está disponível para qualquer pessoa que tenha uma conta em uma instituição financeira no Brasil, não sendo necessário possuir um cartão de crédito ou débito. Esse fator democratiza o acesso aos serviços financeiros e reduz a dependência de dinheiro em espécie, mais conhecido como cédulas.

O PIX também é uma opção econômica, com tarifas geralmente mais baixas do que as transferências tradicionais. Além disso, o Banco Central tem incentivado a competição entre as instituições financeiras para oferecer serviços gratuitos para Pessoas Físicas.

Portanto, o sistema do BC revolucionou o cenário de pagamentos no Brasil, proporcionando rapidez, acessibilidade e economia para os usuários. Seu sucesso contínuo vem transformando a maneira como as transações financeiras são realizadas no país e promovendo a inclusão financeira de um maior número de brasileiros.

Veja também: PIX sumindo e conta sem saldo? CAIXA está deixando os correntistas furiosos, entenda a POLÊMICA

Comunicado oficial para brasileiros

Portanto, levando tudo isso em consideração, especialmente a função do PIX, é necessário conferir um comunicado oficial emitido a todos os brasileiros que fazem uso cotidiano da ferramenta.

Durante um evento que será realizado em Miami, no dia 20 de outubro, o Banco Central será homenageado pela democratização financeira que proporcionou com o PIX. Trata-se da premiação anual do Conselho das Américas.

O COA destaca que, desde que foi lançada, a ferramenta tem sido um sucesso eminente. São mais de 700 instituições financeiras que aderiram ao PIX e 80% dos adultos brasileiros que o utilizam.

Com isso, o fato impulsionou a inclusão financeira no nosso país, tornando-se um modelo global para outros bancos centrais. Afinal, quem experimenta o sistema do BC sabe por que ele é tão vantajoso, principalmente por não possuir taxas.

O poder do PIX é tão grande que, em apenas 3 anos, já vem extinguindo serviços como TED e DOC.

Saiba mais: Banco Central: COMUNICADO OFICIAL para todos os brasileiros com relação ao PIX acaba de sair (29)

O que fazer se fiz ou recebi pix sem querer?

As transferências via pix podem ser bastante úteis hoje em dia, mas ainda não são à prova de falhas: é comum que diversas pessoas façam transferências ou até mesmo recebam valores sem querer. Para isso, há formas de consertar a situação.

  • Caso tenha recebido: você deve obrigatoriamente entrar em contato com a pessoa que transferiu os valores para devolvê-los. Alguns aplicativos de banco têm a opção de estornar a quantia diretamente, bastando entrar no extrato;
  • Caso tenha feito: você pode entrar em contato com a pessoa que recebeu (através dos dados da transferência) para reaver o valor. Outra possibilidade é entrar em contato com o banco dela solicitando a devolução. Se não der certo, você pode buscar auxílio da Justiça.

Pix Saque e Troco: conheça duas grandes modalidades da transação

Se você pensa que o Pix está limitado à ideia de enviar e receber dinheiro de forma instânea e gratuita, saiba que está muito enganado. Na verdade, hoje em dia, além das possibilidades propostas, o Pix já conta com diversas outras ferramentas um tanto quanto interessantes.

Algumas dessas ferramentas são o Pix Saque e Troco, e elas funcionam de forma similar. No caso do Pix Saque, por exemplo, o cliente pode procurar um estabelecimetno adepto à modalidade e enviar uma quantia X para ele via Pix, apresentando o comprovante.

Esse mesmo comerciante irá conferir a transação, e caso esteja tudo certo, dará a mesma quantia X em dinheiro para o cliente. Agora, o Pix Troco funciona quando o cliente compra algo com o preço X, mas paga o preço Y via Pix. Nesse caso, o comerciante devolve o troco para o cliente em forma de dinheiro físico.

Para utilizar alguma das transações, é preciso verificar a disponibilidade dos estabelecimentos.

Pix parcelado já é uma realidade no mercado

Pessoas que ainda utilizam o cartão de crédito para pagar contas ou fazer compras emergenciais estão prestes a receber novas perspectivas. Trata-se da possibilidade de realizarem pagamentos a prazo através do chamado pix parcelado, ferramenta que já está sendo testada por algumas instituições atualmente.

Mesmo que o Banco Central ainda não tenha lançado a modalidade oficialmente, a instituição informou que cabe a cada banco optar por essa concessão. Dessa forma, algumas instituições já passaram a oferecer a modalidade, que entrega os pagamentos na hora em troca da fatura do cartão de crédito dos clientes, da mesma forma que o plástico.