Brasileiros poderão sacar quantia do INSS em 2025
Muitos idosos ainda não solicitaram os ressarcimentos que têm direito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde o dia 24 de julho, já foram disponibilizados mais de R$ 1 bilhão para esse fim.
De acordo com o INSS, dos 3.297.437 aposentados que poderiam fazer a solicitação, apenas 2.171.233 formalizaram o pedido. Desses, 2.128.501 já receberam os valores. Isso significa que ainda há cerca de 1.126.204 pessoas que não pediram o que é seu por direito.
Quem pode receber
Além dos aposentados, os pensionistas também têm direito ao ressarcimento, caso tenham sofrido descontos indevidos. Se você foi um dos afetados e teve descontos a partir de março de 2020, pode ter direito ao valor retroativo até março de 2025.
Se o aposentado já acionou a justiça, tem garantido o recebimento das verbas, já que o INSS vai arcar com honorários que são de 5% nos casos formalizados até 23 de abril de 2025.
A boa notícia é que o processo de solicitação é gratuito e pode ser feito de maneira simples. Você pode ir até uma agência do INSS ou usar o aplicativo Meu INSS. Para esclarecimentos, também é possível ligar para a Central de Atendimento pelo número 135, embora essa linha não aceite solicitações.
Para realizar o pedido pelo aplicativo, é só fazer o login com seu CPF e senha cadastrados. Depois, vá na opção “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”. Fique atento às notificações que aparecem na tela. Se tudo estiver certo, você pode confirmar o recebimento dos valores.
É importante lembrar que a solicitação se encerra no dia 14 de novembro deste ano, então não deixe para a última hora. E, se você não receber um retorno em até 15 dias úteis, você pode formalizar um acordo por meio do mesmo sistema do INSS.