Brasileiros estão PERDENDO o ACESSO aos canais de TV; saiba como evitar

Frequência do 5G é muito próximo às antenas parabólicas antigas, portanto, será necessário realizar a troca. Famílias de baixa renda têm direito ao Kit Digital.

Com a chegada do 5G, nova geração de internet móvel, algumas mudanças serão necessárias para quem utiliza sinal de TV das antenas parabólicas analógicas convencionais.

Isso porque a nova rede funcionará principalmente na faixa de 3,5 GHz, mesma frequência utilizada pelas parabólicas antigas, o que pode causar interferência no sinal da TV. Algumas cidades capixabas já foram autorizadas a receber o sinal do 5G e outras receberão de forma gradual.

TV com transmissão de parabólica antiga com dias contados
TV com transmissão de parabólica antiga com dias contados. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

TV com transmissão de parabólica antiga com dias contados

Para evitar prejuízos ao serviço, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu um prazo de 18 meses para que a transmissão da TV aberta pare de funcionar nas parabólicas antigas. Caso esse prazo não seja prorrogado, as antenas analógicas passarão a ocupar a banda Ku, frequência utilizada nas comunicações com satélite.

Segundo Patrícia Abreu, diretora de Comunicação da Siga Antenado, as pessoas que ainda utilizam parabólicas mais antigas precisarão trocá-las por uma que tenha receptor de sinal digital. Além de evitar interferências, essa troca promove a inclusão digital, garantindo maior acesso à tecnologia moderna.

Mesmo que as antenas analógicas estejam caindo em desuso, ainda há uma parcela considerável da população que as utiliza para assistir TV, principalmente em cidades do interior. A troca do equipamento é gratuita para famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

O agendamento para troca já pode ser solicitado por famílias da Grande Vitória e de outras cidades da Região Metropolitana capixaba que estejam inscritas no CadÚnico. A previsão é de que o agendamento para outras 18 cidades seja liberado ainda no mês de março.

É importante destacar que a troca das antenas não significa que todas essas cidades receberão o 5G em breve, trata-se de uma etapa preparatória que inclui a troca dos equipamentos. A nova geração de internet móvel trará muitos avanços e benefícios, mas é necessário estar atento às mudanças e se preparar para elas.

Veja também: Nova ação envolvendo o BLOQUEIO de aparelhos IPTV ilegais e “gatonet”: brasileiros serão multados?

Kit Digital, quem tem direito?

Para descobrir se você é um beneficiário de programas sociais e tem direito à instalação gratuita, basta acessar o site sigaantenado.com.br. Clique no botão “Programa de Distribuição de Kit”, informe o seu NIS ou CPF.

Se a distribuição já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, preencha um questionário para que a equipe verifique se você está apto a fazer o agendamento. Caso contrário, outra opção é ligar para o número 0800 729 2404.

No entanto, se você não tem direito ao kit gratuito, não se preocupe. Quem tem a parabólica tradicional e não é um beneficiário dos programas sociais deve procurar lojas de eletrônicos ou antenistas que atuam em sua região. Esses profissionais poderão orientar a população da região na aquisição e instalação das novas parabólicas digitais e do receptor adequado para a banda Ku.

Mas será que quem já assiste TV pelo sinal digital precisa trocar a antena? A resposta é não. Apenas quem assiste TV pela parabólica antiga precisa substituir pela nova parabólica digital, inclusive o receptor.

Aqueles que já assistem TV pelo sinal digital terrestre, pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga não precisa fazer nada, esses usuários não sofrerão qualquer impacto pela mudança.

É importante ficar atento a essas mudanças para garantir a melhor qualidade de imagem e som em sua TV. E se você tem direito ao kit gratuito, não perca a oportunidade de fazer a instalação sem nenhum custo adicional. Aproveite!

Veja também: Qualquer pessoa pode pedir a antena digital DE GRAÇA? Veja os requisitos para solicitar o benefício