Por que alguns brasileiros NUNCA deixam de colocar o CPF na nota? Quais os benefícios?

Você tem o costume de colocar o número do seu CPF em notas fiscais? Se a resposta for negativa, veja no texto abaixo porque você deveria adotar este hábito agora!

Certamente, o comércio do país possui algumas características bem específicas. Por exemplo, um dos costumes comerciais mais populares aqui no Brasil é a inserção do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) em notas fiscais após a finalização de uma compra. De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, mais de 1 milhão de brasileiros incluem o CPF em notas todos os dias.

Mas, muitas pessoas ainda se confundem a respeito dos benefícios que a inclusão do CPF pode proporcionar de fato. Sendo assim, continue a leitura para descobrir quais são as vantagens deste hábito, e porque tantas pessoas continuam a praticá-lo todos os dias.

Vale mesmo a pena? / rédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Colocar o documento na nota fiscal ajuda com dívidas?

Não deve ser nenhuma surpresa, que o Brasil é um país que apresenta sérios problemas com dívidas. Segundo dados divulgados pelo Serasa Experian durante o primeiro trimestre deste ano, o nosso país conta atualmente com mais de 73 miulhões de cidadãos vivendo em estado de inadimplência. E como já é de conhecimento popular, a inadimplência traz consigo incontáveis problemas para o devedor.

Quem vive com dívidas, por exemplo, não consegue ter acesso a crédito. Sendo assim, novos cartões de crédito, financiamentos e empréstimos são todos processos que se tornam impossíveis para um indivíduo inadimplente. Além disso, esta pessoa não vai conseguir efetuar compras por meio de parcelas e nem utilizar o seu próprio em contratos, como contratos de aluguel.

Por isso, é comum que muitos brasileiros em inadimplência passem a colocar o número do CPF em notas fiscais. Isso porque, muitos pensam que este ato pode comprovar para as instituições de crédito do país que são consumidores confiáveis. Mas, isso não é nem um pouco verdade! Hoje em dia, a única coisa que pode contribuir para melhorar a situação de inadimplência de um brasileiro é quitar as dividas. O CPF na nota, na verdade, não possui nenhuma utilidade para quem já está devendo.

Veja também: Programa de renegociação de dívidas vai ZERAR dívidas DESTAS pessoas: saiba se você faz parte dos beneficiados pelo Desenrola

Confira porque brasileiros colocam o CPF em notas fiscais

Embora a inserção do número de CPF em notas fiscais não contribua para que uma pessoa possa sair da inadimplência, isso não significa que este hábito não possua as suas vantagens. Pelo contrário! Existem uma série de benefícios para os cidadãos do nosso país que possuem o costume de colocar a documentação em notas. Que tal conhecer alguns?

Primeiramente, colocar o CPF em uma nota fiscal pode facilitar o seu processo de declaração do Imposto de Renda. Afinal, você terá os registros adequados para comprovar os seus gastos e conseguir deduzi-los na hora de declarar o IR. Além disso, esta prática pode ajudar a comprovar para órgãos de proteção ao crédito que você é um bom consumidor, e que possui bons costumes de consumo.

E não é só isso! Se utilizar do CPF em nota fiscal também pode garantir benefícios em alguns estabelecimentos. Tal pois, algumas empresas possuem programas de descontos e pontos para quem cadastrar o CPF em seus sistemas. Desse modo, você acumula vantagens a cada compra e, no final, pode trocá-las por produtos ou descontos.

Veja também: Está com o CPF regular? Então confira o COMUNICADO GERAL que acabou de sair (16/07)