Mais de 1 milhão de brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda: descubra se você está na lista

Omissão de informações pode levar a pagamento de multas pesadas

Todos os anos milhões de brasileiros fazem suas declarações de Imposto de Renda à Receita Federal. Esse é um hábito de muitos anos já. É um tributo existente em vários países, que cada contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, paga uma certa percentagem de sua renda ao governo. Mas um dos maiores medos dos cidadãos que declaram Imposto de Renda é cair na malha fina.

O cálculo da taxa é feito através de novas arrecadações por parte dos contribuintes, seja através do trabalho, de capital, ou ambos. Mas nem todos os brasileiros precisam declarar sua renda. Apenas aqueles que tiveram rendimentos acima de R$28.559,70 ou os que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima do limite de R$ 40 mil estão sujeitos à declaração.

Então, caso você tenha ganhado mais do que isso no ano passado e não declarou o seu Imposto de Renda 2022 de forma adequada, saiba que pode ter parado na malha fina da Receita Federal e pode acabar levando uma multa pesada. Portanto, confira se você está na lista.

na-malha-finana-malha-fina
Descubra se você caiu na malha fina do Imposto de Renda (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2022

De acordo com balançado divulgado pela Receita Federal recentemente, mais de 1 milhão de contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2022 retidas na malha fina.

A Receita Federal recebeu, entre março e setembro, 38.188.642 declarações do IRPF 2022, com ano-base de 2021. Dessas mais de 38 milhões de declarações de Imposto de Renda, 1.032.279 caíram na malha fina. O dado representa cerca de 2,7% do total de documentos entregues.

Com relação às restituições, foram, ao todo, 811.782 declarações. Isso representa um total de 78,6% do total em malha. Contribuintes que têm imposto a pagar representam um grupo de 198.541 declarações (19,2%). Enquanto 21.956 estão com saldo zero, em torno de 2,1% do total em malha.

Veja também: Entenda o GRAVE risco de pesadelos na meia-idade

Motivos para cair na malha fina do Imposto de Renda

Quem cai na malha fina do IRPF é porque não declarou de forma devida os rendimentos ou omitiu informações sobre o patrimônio. Para se ter uma ideia, 41,9% das declarações que caíram na malha foram por omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.

Por outro lado, 28,6% são de deduções da base de cálculo, tendo as despesas médicas como o principal motivo. Já divergências no valor de IRPF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física contabilizaram 21,9%.

Os outros 7,6% vieram de deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, bem como informação divergente sobre pagamento de carnê-leão e imposto complementar.

Como eu sei se caí ou não na malha fina?

Está com dúvida se caiu na malha fina do Imposto de Renda? Para saber mais informações sobre o seu IRPF 2022, você precisa conferir o status da declaração e descobrir se há pendências. Veja como consultar a situação do seu imposto de renda:

  • Acesse o site de atendimento virtual da Receita Federal: o e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login);
  • Efetue o login e vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Clique na aba “Processamento” e escolha a opção “Pendências de Malha”.

Veja também: Conheça os filmes mais caros já produzidos no MUNDO