Brasileiros que fazem parte DESTE grupo podem tirar CNH de forma totalmente gratuita

As pessoas que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais podem ter acesso a CNH Social

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carteira de motorista, consiste no documento oficial que permite que uma pessoa conduza veículos automotores terrestres no Brasil. Dessa forma, o seu porte é obrigatório para os condutores em todo o território nacional.

A carteira de motorista pode ser usada ainda como documento de identidade no Brasil, uma vez que conta com as principais informações do motorista, como fotografia, os números dos principais documentos do condutor e ainda outras informações, como a necessidade de usar lentes de contato para dirigir, por exemplo.

Existe um grupo de brasileiros que tem direito a retirar a sua CNH sem pagar nada por isso. Portanto, confira a seguir quem faz parte do grupo que pode ter acesso ao documento de forma gratuita.

Beneficiários do Bolsa Família podem ter acesso a CNH gratuita. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Beneficiários do Bolsa Família podem ter acesso a CNH gratuita?

Diversos beneficiários do Bolsa Família têm direito a solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem precisar arcar com os seus custos. Para isso, é necessário que os seus dados estejam atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Ainda é necessário que o estado onde reside disponibilize a opção.

Para ter acesso a CNH gratuita, é imprescindível estar cadastrado no Cadastro Único. No momento, a CNH Social está disponível nos seguintes estados:

  • Acre;
  • Amazonas;
  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Rio Grande do Norte;
  • Sergipe;
  • Alagoa;
  • Pernambuco;
  • Roraima.

Para ter acesso ao benefício também é necessário ter pelo menos 18 anos de idade. Uma pesquisa revela que grande parte das pessoas que já têm idade suficiente para tirar a carteira de motorista, não se inscrevem na autoescola devido ao alto custo da CNH.

Pensando nisso, o governo disponibilizou o programa para que as pessoas de baixa renda consigam ter acesso ao documento em questão e estejam aptar a dirigir veículos automotores.

Confira também: Saiba quais são as situações que permitem a SUSPENSÃO da CNH e evite perder sua carteira de motorista

Como ter acesso a CNH Social?

Para ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação gratuita, é necessário acessar o programa CNH Social, que foi criado com o objetivo de atender as pessoas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, para que tenham acesso facilitado ao documento.

Os estados que aderiram ao programa acreditam que tirar a carteira de motorista é de extrema importância para que os cidadãos de baixa renda não venham a ser prejudicados, isso porque alguns empregos até mesmo exigem que os candidatos possam dirigir,

Sendo assim, para participar é necessário ter renda familiar de até dois salários mínimos e ser maior de 18 anos, além de também precisar saber ler e escrever. Os dados do cidadão também precisam estar atualizados no Cadastro Único e é necessário que ele esteja desempregado há mais de um ano.

Além disso, outros estados pretendem aderir ao benefício em breve, de forma a aumentar ainda mais as possibilidades para as famílias de baixa renda.

Saiba mais:. Programa começa a chamar brasileiros da região para tirar CNH de forma GRATUITA: confira!