Brasil recebe alerta para nova onda de calor; confira quais são os estados mais afetados

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Brasil pode enfrentar uma nova onda de calor em algumas regiões. Temperaturas podem chegar a 40 graus.

Um importante alerta foi emitido sobre uma nova onda de calor. O fenômeno pode atingir alguns estados e preocupa moradores. Vale destacar que neste ano, o país vem enfrentando uma verdadeira crise por conta do clima. Muitas regiões lidam com fortes chuvas, que provocaram blecautes e acidentes. Enquanto isso, outros locais enfrentaram secas, o que prejudicou a produção de alimentos. 

Agora, a nova onda de calor é vista como mais um motivo de preocupação pelas autoridades. As temperaturas podem ultrapassar 40 graus. Vale destacar que ao mesmo tempo, a umidade do ar pode diminuir nestes locais. Essa combinação pode representar perigo para a população, uma vez que aumenta os riscos de insolação e outros sintomas. Continue lendo esta matéria para saber quais estados terão um aumento na temperatura. 

calor_Fernando_Frazão_Agência_Brasil_1
Inmet faz alerta sobre nova onda de calor – Fernando Frazão/Agência Brasil

Onda de calor vai atingir estes estados; confira 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) fez um alerta importante nesta semana. De acordo com a entidade, cinco estados do país podem sofrer com fortes ondas de calor. Em alguns locais, a temperatura pode ultrapassar 40 graus. A previsão é que o calor intenso permaneça até o meio da próxima semana, de acordo com os especialistas. 

O aumento na temperatura pode ser explicado pelas emissões de gases do efeito estufa. Ou seja, está ligado à poluição do meio ambiente, que contribui para o aquecimento global. O fenômeno natural El Nino também contribuiu para a quebra do padrão na temperatura do país neste ano. Dito isso, alguns estados serão os mais afetados. 

Segundo o órgão, a região Centro-oeste do país será a mais prejudicada, com temperaturas que chegam a 42 graus. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás entraram para a lista de alerta do Inmet. É importante salientar que existe um aumento de 5 graus na média da temperatura destes locais. A previsão é de que a onda de calor permaneça por mais alguns dias. 

Caso isso ocorra, o órgão pode adicionar mais estados na lista de alerta máximo. Afinal, o fenômeno pode se estender para outros lugares. De forma geral, o interior do país será mais afetado em um primeiro momento. No entanto, a tendência é que a temperatura também aumente em regiões litorâneas nas próximas semanas de novembro. O estado é de observação no momento, de acordo com os especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Veja também: Calorão vem aí; veja previsão do tempo para os próximos dias na sua região

Saiba como se proteger do calor 

Para evitar problemas com a nova onda de calor, existem algumas recomendações. Em primeiro lugar, se hidrate. O consumo de água vai te ajudar a diminuir os danos causados pela temperatura elevada. Evite alimentos gordurosos ou ricos em açúcares. Dê preferência para saladas, frutas e outros alimentos naturais. Sempre que possível, procure por um lugar fresco ou com ar condicionado.

Veja também: Afinal, o Nubank LIGA para os clientes? Cuidado com o golpe!