Bolsa Família 2023: beneficiários receberão VISITA do CRAS, saiba mais

A chama Busca Ativa deve começar em breve para os beneficiários. Entenda quem vai receber a visita!

Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que é o grande responsável pela distribuição do Bolsa Família, informou que diversos beneficiários começarão a receber visitas de profissionais que trabalham nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Frente a isso, algumas famílias devem ficar atentas.

Nesse sentido, caso você esteja em dúvida se vai ou não receber a visita dos profissionais, continue acompanhando o texto a seguir e fique por dentro dos motivos pelos quais o Governo Federal ordenou a realização dessa ação.

Em breve, beneficiários do Bolsa Família devem começar a receber visitas do CRAS. Saiba o motivo por trás disso!
Em breve, beneficiários do Bolsa Família devem começar a receber visitas do CRAS. Saiba o motivo por trás disso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem vai receber as visitas do CRAS em casa?

Primeiramente, neste momento está ocorrendo o pente-fino do Bolsa Família, que deve convocar pessoas que estejam com o registro incorreto ou informações faltantes no CadÚnico. Se houver constatação de algo inconsistente, as famílias devem ter o benefício bloqueado até que se retratem no CRAS.

Em relação às visitas da Busca Ativa, é necessário esclarecer que nem todos os beneficiários as receberão. Na verdade, o governo vai enviar profissionais somente às casas de difícil acesso, que têm dificuldade de se dirigir aos centros para realizarem a atualização cadastral.

O segundo grupo contemplado será dos que apresentam informações incorretas muito gritantes, com irregularidades no registro. Assim, os profissionais poderão constatar se realmente há algum tipo de inconsistência com os próprios olhos. Se ocorrer, será necessário alterar os dados, da mesma forma que os grupos que estão passando pelo pente-fino.

Veja também: Menor de idade pode receber Bolsa Família? Resposta vai SURPREENDER você

Agenda de pagamentos do Bolsa Família em setembro

Por fim, neste mês os repasses do Bolsa Família já começaram e estão se cumprindo durante toda a semana. Em setembro, é importante frisar que algumas famílias devem receber os pagamentos de forma adiantada, sendo elas:

  1. Beneficiários cadastrados cujo Número de Identificação Social (NIS) tenha como último dígito o 1;
  2. Beneficiários cadastrados cujo NIS tenha como último dígito o 6;
  3. Moradores de algumas partes do Rio Grande do Sul que tiveram suas casas e outros bens atingidos pelas fortes chuvas em decorrência do ciclone extratropical. No caso, recebem junto com o NIS 1.

Agora, confira o calendário para ver quando você vai receber seu pagamento:

  • 18 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 1 (antecipação para o sábado, no dia 16);
  • 19 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 2;
  • 20 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 3;
  • 21 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 4;
  • 22 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 5;
  • 25 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 6 (antecipação para o sábado, no dia 23);
  • 26 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 7;
  • 27 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 8;
  • 28 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 9;
  • 29 de setembro: pagamento programado para NIS finalizado em 0.

Aqueles que quiserem consultar o pagamento devem acessar:

  • Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT);
  • Bolsa Família (Android: https://bityli.com/QWgjUA ou iOS: https://bityli.com/DiMLHl).

Veja também: Se você divide o endereço com outra família e recebe Bolsa Família, PRECISA saber DISSO: seu benefício pode estar EM RISCO

Pente-fino do Bolsa Família não vai acabar?

O Bolsa Família retornou neste ano e, com isso, muitos se perguntam se o pente-fino, que está ocorrendo desde os primeiros meses de 2023, não vai acabar. Depois que o valor do pagamento aumentou para R$ 600, no ano passado, milhares de famílias começaram a se inscrever, o que aumentou gradativamente o número de pessoas inscritas como unipessoais (com um só membro).

Entretanto, após análises neste ano, o governo atual percebeu que milhares destas pessoas na verdade estavam apresentando irregularidades de cadastro, o que fez com que muitas fossem bloqueadas ou até removidas do programa. Por essa razão, aliás, o governo limitou que o percentual desse tipo de família nos municípios não deve passar de 16%.

Com a ampliação do programa, pode-se levar em consideração que o pente-fino ocorrerá continuamente, o que vai fazer com que mais pessoas sejam pegas com inconsistências e tenham que deixar o benefício. Em contrapartida, isso abre mais espaço para novas famílias: até agosto, 300 mil novas foram incluídas.