Bolsa Família tem novas EXIGÊNCIAS para receber as parcelas: você precisa saber!

O Bolsa Família está sendo repaginado nesse ano de 2023. Por isso, leia o texto abaixo e confira quais são as novas exigências que devem reger o programa para este mandato.

Quem não está de olho nas notícias, provavelmente não sabe que o Bolsa Família está passando por um grande período de exclusão de cadastros. Isso porque, o pente-fino que está valendo para o programa desde o início desse ano está dando fim a todas as inscrições irregulares presentes no programa de transferência de renda.

E para quem está com medo de perder o benefício mensal, se faz altamente necessário conhecer todas as regras e normas que o Bolsa Família estabelece. Sendo assim, continue lendo o texto caso você seja beneficiário do programa. Ademais, conheça de uma vez por todas quais são as novas regras do Bolsa Família.

Não corra o risco de sofrer bloqueio! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira todas as datas dos pagamentos desse mês

Como indicamos previamente, o Bolsa Família é um programa mensal. Isso significa então, que os mais de 20 milhões de beneficiários do programa contam todos os meses com os pagamentos realizados pelo Bolsa Família. Os valores que o programa de transferência de renda repassa vêm diretamente do governo federal brasileiro, que deve separar anualmente uma quantia para investir exclusivamente no Bolsa Família. Em 2023, de acordo com os orçamentos divulgados, por volta de R$70 bilhões dos cofres da União foram revertidos para o benefício do Bolsa Família.

Desse modo, obviamente os beneficiários do programa vão poder receber parcelas nesse mês de agosto. Os primeiros depósitos já acontecem na sexta-feira, dia 18 de agosto, e devem se estender até o final deste mês. Tendo isso em mente, confira abaixo todas as datas dos pagamentos do Bolsa Família para esse mês.

  • NIS com final 1: 18 de agosto;
  • NIS com final 2: 21 de agosto;
  • NIS com final 3: 22 de agosto;
  • NIS com final 4: 23 de agosto;
  • NIS com final 5: 24 de agosto;
  • NIS com final 6: 25 de agosto;
  • NIS com final 7: 28 de agosto;
  • NIS com final 8: 29 de agosto;
  • NIS com final 9: 30 de agosto;
  • NIS com final 0: 31 de agosto.

Veja também: Bolsa Família emite ALERTA HOJE (12/08): se você quer continuar recebendo o benefício, confira

Confira as mais novas exigências para o Bolsa Família

De antemão, se faz necessário reiterar que todo programa de cunho social do governo federal brasileiro possui suas próprias exigências. Afinal de contas, é por meio delas que o governo consegue selecionar as pessoas devidas para serem contempladas pelos benefícios. E claro, o Bolsa Família não é nenhuma exceção.

E como já mencionamos anteriormente, o não cumprimento das regras do programa de transferência de renda podem provocar a suspensão efetiva do beneficiário. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), mais de 2 milhões de pessoas já foram excluídas do Bolsa Família nesse ano.

Algumas das regras que podem surpreender os beneficiários mais recentes, na verdade são regrar que o Bolsa Família já possuía em seus primórdios. Estas dizem respeito principalmente aos lares que contam com menores de idade e/ou mulheres gestantes. Dessa forma, veja abaixo uma breve lista com estas exigências.

  • Menores de até 5 anos precisam ter 60% de presença na escola;
  • Menores com entre 6 e 18 anos de idade precisam ter 75% de presença na escola;
  • Menores de até 7 anos precisam fazer acompanhamento nutricional nas UBS;
  • Mulheres grávidas precisam realizar o pré-natal;
  • Todos os grupos acima precisam obedecer aos seus respectivos calendários de vacina.

Veja também: 14° salário do Bolsa Família CONFIRMADO em dezembro? Saiba mais!