Bolsa Família ganha benefício EXTRA que pode pode salvar VIDAS! Veja como ter acesso

Recentemente, o Bolsa Família ganhou alguns benefícios que vão além da tradicional distribuição de renda. Com isso, várias famílias podem ter um respiro na saúde, por exemplo.

O Bolsa Família é um importante benefício social para os brasileiros de baixa renda e, com o tempo, acabou se tornando um pilar importante na igualdade social.

Recentemente, o programa ganhou algumas novidades que devem ajudar ainda mais aqueles que precisam. Confira a seguir o que mudou e aproveite!

Você recebe o pagamento do Bolsa Família? Veja quais novidades estão chegando!
Você recebe o pagamento do Bolsa Família? Veja quais novidades estão chegando! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novidades no pagamento do Bolsa Família

O Bolsa Família, conhecido por sua contribuição na redistribuição de renda e combate à pobreza, revela-se também um instrumento valioso na prevenção do câncer de mama.

Um estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS) da Fiocruz Bahia evidencia que o programa auxilia significativamente na redução do risco desta doença, principalmente em comunidades com maior segregação de renda.

Impacto na saúde feminina

Mulheres que não têm acesso ao Bolsa Família apresentam 17% mais chances de desenvolver câncer de mama em comparação às beneficiárias.

Isso aponta para a importância do programa não apenas em termos econômicos, mas também como um fator de promoção da saúde, especialmente em áreas de vulnerabilidade.

Condicionalidades do Bolsa Família

O programa estabelece condicionalidades que garantem o acesso a serviços públicos de saúde e educação, incentivando práticas saudáveis e a prevenção de doenças.

Entre elas, destacam-se o acompanhamento do estado nutricional e a vacinação das crianças, além do pré-natal para gestantes.

Saiba mais: Conheça a DIFERENÇA entre revisão e averiguação cadastral do Bolsa Família; benefícios em risco?

Pagamentos em fevereiro do Bolsa Família

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para fevereiro segue a ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Confira:

  • NIS com término em 1: pagamento dia 16 de fevereiro;
  • NIS com término em 2: pagamento dia 19 de fevereiro;
  • NIS com término em 3: pagamento dia 20 de fevereiro;
  • NIS com término em 4: pagamento dia 21 de fevereiro;
  • NIS com término em 5: pagamento dia 22 de fevereiro;
  • NIS com término em 6: pagamento dia 23 de fevereiro;
  • NIS com término em 7: pagamento dia 26 de fevereiro;
  • NIS com término em 8: pagamento dia 27 de fevereiro;
  • NIS com término em 9: pagamento dia 28 de fevereiro;
  • NIS com término em 0: pagamento dia 29 de fevereiro.

As parcelas podem ser movimentadas através de saques, transferências por PIX ou pagamentos de contas, utilizando o aplicativo Caixa Tem (Android: https://bityli.com/SVbrUS ou iOS: https://bityli.com/FwISrT).

Quais as regras do Bolsa Família?

Ademais, para participar do Bolsa Família, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda por pessoa de até R$ 178,00.

As condições incluem manter crianças e adolescentes na escola com frequência mínima de 75%, realizar o acompanhamento de saúde das gestantes, nutrição e vacinação das crianças.

O não cumprimento dessas condições pode resultar na suspensão ou cancelamento do benefício.

Como me inscrevo no benefício?

Agora, para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou Bolsa Família na prefeitura do seu município.

Leve documentos de identificação de todos os membros da família, como RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.

Após o cadastro, as informações serão avaliadas para verificar se a família se enquadra nos critérios de elegibilidade do programa.

Mais acesso para as famílias

Em suma, este estudo reforça a multifacetedalidade do Bolsa Família, destacando seu papel crucial não apenas na assistência social, mas também na saúde pública.

Ao promover acesso a serviços essenciais, o programa contribui significativamente para a prevenção de doenças graves, como o câncer de mama, beneficiando milhões de mulheres em todo o país.

Veja mais: Bolsa para alunos do Ensino Médio: confira as regras para RECEBER os pagamentos do programa Pé-de-meia