Bolsa Família DESBLOQUEADO: saiba como sacar seu dinheiro em outubro

Milhões de beneficiários do Bolsa Família que haviam contado com a suspensão das parcelas foram desbloqueados do programa, agora, é hora de verificar o que é preciso para sacar as novas parcelas.

Desde que o novo Bolsa Família entrou em vigor, isto é, desde o início desse ano de 2023, muitas mudanças foram direcionadas ao benefício. As principais delas incluem a liberação de novos valores, assim como as novas regras que garantem não só a concessão, mas a permanência no benefício.

Aliás, essas novas regras de permanência estão sendo responsáveis pelo bloqueio de milhões de benefícios. Isso porque, de acordo com as normas do Governo Federal, quem não cumprir com todos os requisitos está sujeito à suspensão, e futuramente, ao veto definitivo do Bolsa Família.

Por outro lado, aqueles que sofrerão a suspensão, mas cumpriram com o prazo do Governo Federal, felizmente, já podem contar com o desbloqueio das parcelas. Assim sendo, é hora de descobrir como é possível consultar a situação de cada um no Bolsa Família e quando as novas parcelas serão oferecidas.

Bolsa Família
Como voltar a receber as parcelas / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Fui bloqueado do Bolsa Família, o que deve ser feito para retomar as parcelas?

De acordo com as novas informações propostas pelo Governo Federal, os dois últimos meses foram os que mais contaram com cortes das parcelas do Bolsa Família. Ao todo, milhões de beneficiários passaram pela suspensão das parcelas, ainda que tenham o real direito de recebê-las.

Neste sentido, tendo em vista o alto número de cortes, o Governo Federal ofereceu uma segunda oportunidade para os beneficiários. Isto é, aqueles que sofreram a suspensão ainda podem voltar a receber o benefício, desde que cumpram as regras propostas.

A primeira delas é dirigir-se até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Indo até lá, será preciso ter em mãos todos os documentos pessoais do titular, assim como dos dependentes, além da comprovação de renda e de residência.

Tudo isso deverá acontecer em, no máximo, 30 dias após o corte. Ao comparecer no CRAS, será preciso atualizar todas as informações, e aí, esperar para que o Governo Federal decida se é ou não possível retomar as parcelas.

Veja também: O CRAS está DIFICULTANDO o DESBLOQUEIO do seu Bolsa Família? Saiba como agir nesses casos

Aprenda a consultar e veja se você foi desbloqueado

Após o processo descrito para o desbloqueio das parcelas, o Governo Federal terá até 60 dias para a reanálise do benefício. Isto é, nesse prazo, o Governo verificará se todos os documentos do titular estão em dia, bem como as devidas comprovações.

Caso a resposta seja sim, as parcelas serão desbloqueadas de acordo com o tempo previsto. Agora, caso a resposta seja não, infelizmente, o beneficiário estará sujeito ao veto, o que indica que não haverá como recuperar as parcelas. Pelo menos não naquele momento.

De qualquer forma, o processo para consultar se o desbloqueio aconteceu ou não é simples. Consiste em acessar o aplicativo oficial do Caixa Tem (bityli.com/SVbrUS) na data prevista para a liberação do dinheiro. Caso a quantia esteja disponível, significa que as parcelas foram retomadas.

Ademais, o calendário de outubro terá início na segunda quinzena do mês, e seguirá o dígito final do Número de Identificação Pessoal de cada um, ou seja, do NIS.

Veja também: Você pode ter direito ao Bolsa Família NESTE mês e ainda não sabe: veja como consultar rapidamente