SAIU AGORA! MAIS de 1 MILHÃO de beneficiários do Bolsa Família estão sendo DESBLOQUEADOS

Se o seu Bolsa Família passou por algum bloqueio recente, pode ser a hora ideal de conferir e verificar se o Governo Federal voltou a te conceder as parcelas mensais.

Recentemente, milhões de beneficiários do Bolsa Família foram pegos de surpresa com uma infeliz notícia. Essa notícia mencionava o bloqueio das parcelas mensais provenientes do benefício em questão, o que atingiu uma leva de titulares, deixando-os sem os devidos repasses.

De acordo com as informações do próprio Governo Federal, o bloqueio tinha dois objetivos: 1) vetar as parcelas daqueles que não tinham o direito de receber, mas estavam recebendo-as de forma indevida; 2) suspender, temporariamente, as parcelas daqueles que não estavam cumprindo com as regras de permanência.

Neste sentido, felizmente, aqueles que foram atrás da regularização da situação cadastral já podem contar com o desbloqueio. Assim sendo, é de suma importância aprender a consultar a situação do Bolsa Família, e assim, verificar o que realmente pode ter acontecido.

Bolsa Família
Como garantir a retomada das parcelas / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo Federal anuncia desbloqueio em massa das parcelas do Bolsa Família – aprenda a consultar a sua situação

Aqueles que estavam temendo perder definitivamente as parcelas do benefício do Bolsa Família podem contar com a possibilidade de ter o benefício de volta. Isto é, para que isso seja possível, é preciso ter ido em busca da regularização da situação cadastral, o que foi anunciado pelo Governo Federal.

De forma mais clara, o Governo Federal instruiu que, aqueles que sofreram o bloqueio, teriam o prazo máximo de 30 dias para regularizar-se mediante o sistema do Cadastro Único. Essa regularização era possível através do comparecimento ao CRAS, o Centro de Referência em Assistência Social.

Assim sendo, quem cumpriu com essa etapa precisava esperar por até 60 dias para que o Governo fizesse uma reanálise do benefício. Felizmente, agora, já é possível contar com o desbloqueio, e para isso, basta consultar a situação cadastral de cada um.

Essa consulta pode ser feita através do aplicativo oficial do Bolsa Família (bityli.com/QWgjUA). Lembrando que, caso ainda não tenha passado os 60 dias, o desbloqueio ainda pode demorar um pouco, mas não há com que se preocupar.

Veja também: Parcela do Bolsa Família com EXTRA de R$ 300,00? Saiba quem terá DIREITO!

O prazo acabou e meu benefício ainda não foi desbloqueado, e agora?

Como dito anteriormente, é completamente comum que o desbloqueio leve tempo. Ou seja, pode ser que o desbloqueio só venha a acontecer no 60º dia, que corresponde ao prazo máximo estipulado pelo Governo Federal. Isto é, pela reanálise necessária.

Agora, caso os 60 dias tenham chegado ao fim e o desbloqueio não, há muito com o que se preocupar. É válido destacar que existem algumas situações específicas, mas na maioria dos casos, é preciso cumprir o procedimento descrito. Ou seja, ir até o CRAS dentro de, no máximo, 30 dias.

Dessa forma, quem não fez isso no prazo pode realmente ter perdido benefício de uma vez por todas. Além disso, aqueles que foram, mas não passaram pelo desbloqueio, podem ter sido considerados irregulares no sistema. Isso indica que o veto aconteceu.

Ou seja, nesse segundo caso, não há mais o que fazer. Isso porque o Governo Federal encontrou alguma irregularidade permanente, como por exemplo, o descumprimento da renda máxima por membro familiar. Nesse caso, o indivíduo perde a qualidade de beneficiário.

Veja também: Quais os BENEFÍCIOS PARA CRIANÇAS do Bolsa Família de OUTUBRO?