Bolsa Família está sendo CANCELADO para MILHARES de beneficiários em agosto e você pode ter sido uma das VÍTIMAS

O governo federal continua promovendo o pente-fino do Bolsa Família e um grande número de beneficiários tiveram o seu benefício cancelado nos últimos dias. Entenda o porquê!

O governo federal brasileiro oferece uma série de auxílios financeiros por meio de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi criado em 2003, por meio da Medida Provisória 132, que no ano seguinte se tornou lei. O responsável por instituir o programa foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que naquele período cumpria o seu primeiro mandato na presidência da República. 

O programa de transferência de renda foi instituído com o principal objetivo de colocar fim ao ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que atravessa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que isso seja possível, são feitas transferências condicionadas de saúde, renda e educação uma vez ao mês por parte da Caixa Econômica Federal. Além disso, para ter direito ao Bolsa Família é exigido que a família esteja cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Nos últimos dias, o governo federal anunciou o cancelamento de diversos benefícios do Bolsa Família. Portanto, confira a seguir quem são os beneficiários que estão afetados!

Um grande número de beneficiários tiveram o Bolsa Família cancelado em agosto. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Famílias relatam cancelamento do Bolsa Família em agosto

Em fevereiro deste ano, o governo federal promoveu o pente-fino do Bolsa Família, isso porque havia a suspeita de que muitas famílias estariam sendo beneficiadas de forma irregular, especialmente aquelas que eram unipessoais, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa. 

No momento, o pente-fino continua sendo realizado para que os beneficiários que não cumprem os critérios do programa sejam  excluídos do benefício para dar lugar àqueles que se enquadram nos requisitos e estão aguardando na fila de espera. 

Antes de realizar o cancelamento do benefício, o governo federal apenas bloqueia os valores, isso para que o beneficiário ainda tenha a chance de atualizar as suas informações e não ter o Bolsa Família cancelado. No entanto, caso este procedimento não seja realizado ou se a família não cumprir mais os critérios do programa, o seu benefício é cancelado. 

Para evitar que isso ocorra, é de extrema importância que as famílias mantenham os seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A recomendação é que a atualização seja feita a cada dois anos ou todas as vezes em que houver uma mudança no núcleo familiar. 

Confira também: COMUNICADO IMPORTANTE para quem teve o Bolsa Família CANCELADO: saiba como REVERTER o bloqueio

Calendário do Bolsa Família de agosto

O Bolsa Família costuma ser pago nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal e em agosto não será diferente. Já o calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. 

Em agosto, os pagamentos serão feitos entre os dias 18 e 31 de agosto, da seguinte forma:

  • Final do NIS 1: 18 de agosto; 
  • Final do NIS 2: 21 de agosto; 
  • Final do NIS 3: 22 de agosto;
  • Final do NIS 4: 23 de agosto;
  • Final do NIS 5: 24 de agosto;
  • Final do NIS 6: 25 de agosto;
  • Final do NIS 7: 28 de agosto;
  • Final do NIS 8: 29 de agosto;
  • Final do NIS 9: 30 de agosto;
  • Final do NIS 0: 31 de agosto.

Saiba mais: Verdade ou mito: beneficiários do Bolsa Família terão direito a R$ 7 MIL? Resposta pode não ser a que você imaginava