Bolsa Família BLOQUEADO para quem tem o CPF irregular? Confira a decisão do Governo!

Um dos maiores receios dos segurados do Bolsa Família é que o benefício seja vetado por irregularidades no CPF, mas será que isso realmente pode acontecer?

Todos os titulares do Bolsa Família contam exatamente com o mesmo receio: passar pelo cancelamento dos pagamentos mensais referentes ao benefício. Isso pode ser um tanto quanto complexo, afinal, atualmente, os repasses mensais são responsáveis por ser a única fonte de renda da maioria das pessoas.re

Neste sentido, após as novas regras atribuídas ao benefício do Bolsa Família, tem-se a mesma questão: o que pode realmente cancelar os repasses? Alguns rumores, como por exemplo, direcionados às pendências do CPF (Cadastro de Pessoa Física) estão tirando o sono dos beneficiários.

Levando isso em conta, felizmente, as regras são um tanto quanto claras. Dessa forma, é completamente possível saber quando e se o CPF pode realmente resultar no bloqueio das parcelas. Aliás, é importante entender a diferença entre suspensão, bloqueio e cancelamento.

Bolsa Família
Grandes novidades sobre o benefício /Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda a diferença entre suspensão, bloqueio e cancelamento do Bolsa Família

Atualmente, muito se ouve falar nos termos em questão. No entanto, muita gente não sabe qual a diferença entre eles, nem mesmo que existe uma diferença, acreditando que eles são sinônimos. Antecipadamente, os termos são um tanto quanto diferentes, e podem representar variadas situações.

Para início de conversa, vamos à suspensão. A suspensão das parcelas do Bolsa Família indica que aquele benefício está temporariamente suspenso. Ou seja, que por determinado período, o beneficiário estará impedido de receber os valores mensais. Isso pode acontecer por diversos fatores, mas normalmente, é a etapa inicial.

Agora, em relação ao bloqueio, tem-se algo mais grave. Quando o benefício é bloqueado, significa que não há uma etapa automática para a liberação dele. Ou seja, os pagamentos serão retomados apenas mediante o comparecimento ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), após a devida solução dos problemas encontrados. Normalmente, isso acontece por questões cadastrais.

Indo para o último termo, tem-se o cancelamento. Trata-se da pior etapa, afinal, ela é a última, e definitiva. Isto é, quando o Bolsa Família é cancelado, significa que o beneficiário sofreu o veto das parcelas. Infelizmente, nessa situação, não há o que fazer. Pelo menos por um tempo.

Veja também: SAIU AGORA! MAIS de 1 MILHÃO de beneficiários do Bolsa Família estão sendo DESBLOQUEADOS

E em relação ao CPF, o que pode acontecer?

Bem, infelizmente, de acordo com as regras gerais publicadas em uma portaria recente, o CPF irregular pode sim ocasionar na perda do benefício. Isto é, isso pode acontecer tanto de forma temporária quanto de forma permanente, o que sugere as três etapas descritas anteriormente.

No entanto, é preciso entender o que, de fato, é essa irregularidade no CPF. Muita gente acredita que a negativação por dívidas pode levar ao veto, mas isso seria incoerente, não?! Afinal, o Bolsa Família está justamente direcionado para a população baixa renda, longo, não há porque fazer isso.

Por outro lado, as irregularidades podem incluem:

  • Problemas junto à Receita Federal;
  • Alguma falha no documento;
  • Inconsistência de dados;
  • Duplicidade do CPF;
  • Ausência da declaração do Imposto de Renda em anos anteriores;
  • Entre coisas do tipo.

Ademais, é preciso ter todo o cuidado do mundo para não perder os pagamentos.

Veja também: Qual o VALOR da parcela do Bolsa Família de outubro? Veja se você receberá o aumento do governo