Mora em alguma? Cidades poderão receber antecipação do Bolsa Família conforme comunicado do Governo

Beneficiários do Bolsa Família aguardam antecipação de pagamentos em janeiro após anúncio do Governo Federal

O início do ano traz novidades para os beneficiários do Bolsa Família, que aguardam a liberação da primeira parcela de 2025.

A previsão de pagamento já movimenta discussões sobre quem poderá receber antes do cronograma oficial. Com a proximidade do dia 20 de janeiro, cresce a atenção para as possíveis mudanças que podem beneficiar grupos específicos.

Em situações anteriores, beneficiários de algumas cidades já receberam os valores antes da data estipulada devido a condições emergenciais. Isso ocorreu, principalmente, em locais afetados por desastres naturais. Agora, a expectativa gira em torno de quais regiões estarão na lista de antecipação.

Mora em alguma? Cidades poderão receber antecipação do Bolsa Família conforme comunicado do Governo
Lista de cidades que podem receber Bolsa Família antecipado deve sair logo! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Quem pode receber Bolsa Família antes do esperado?

Embora o calendário oficial siga a ordem do Número de Identificação Social (NIS), algumas condições podem permitir que o pagamento aconteça de maneira unificada. Isso levanta dúvidas sobre quem será contemplado e como o processo funcionará neste mês.

A antecipação do Bolsa Família pode ocorrer em cidades que enfrentam calamidade pública ou emergências causadas por eventos climáticos, como chuvas intensas, granizo, seca e vendavais.

Nesses casos, os beneficiários têm acesso ao valor já no primeiro dia de liberação, sem a necessidade de aguardar pelo número final do NIS. Apesar disso, a confirmação das localidades depende da homologação pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Recentemente, a Caixa incluiu municípios como Cândido de Abreu (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Roncador (PR) em listas de emergência, o que pode influenciar na decisão final sobre a antecipação.

O Rio Grande do Sul, que teve muitas cidades beneficiadas no ano passado após enchentes, não tem mais a vigência da portaria que autorizava o pagamento antecipado. Com isso, beneficiários do estado devem seguir o cronograma regular, salvo novas determinações.

Saiba mais: Recadastramento obrigatório? Saiba COMO garantir pagamento completo do Bolsa Família até dezembro

Acompanhe os pagamentos regularmente

Desde o dia 7 de janeiro, os valores das parcelas já estão disponíveis para consulta nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem. Quem tem dúvidas sobre a liberação antecipada ou as datas regulares pode acompanhar as informações diretamente por esses canais.

Em dezembro, o Governo divulgou portarias que colocaram 53 cidades em estado de emergência. No dia 2, a portaria nº 4.025 incluiu 31 municípios, enquanto no dia 12, a portaria nº 4.095 trouxe outros 22. Essas cidades ainda aguardam homologação do MDS para confirmar a antecipação do Bolsa Família.

Além disso, beneficiários com parcelas depositadas às segundas-feiras (dias 20 e 27 de janeiro) também podem receber os valores no sábado anterior, direto no aplicativo. Isso vale, por exemplo, para aqueles com NIS final 1 e 6.

A expectativa agora está na divulgação oficial da lista de cidades que terão direito à antecipação. Até lá, é essencial que todos os beneficiários fiquem atentos às atualizações no aplicativo e às orientações da Caixa para evitar dúvidas e problemas na hora de acessar os valores.

Veja também: Renda extra em 2025: conheça programa que libera até R$ 1.000 para beneficiários do Bolsa Família