Bolsa Família 2023: ESTE é o segredo para não ter o benefício bloqueado

Confira todos os detalhes sobre como manter o seu pagamento do programa Bolsa Família normalmente em 2023!

Você é um dos milhões de brasileiros e brasileiras que estão preocupados com o pente-fino em benefícios sociais? Então fique calmo e saiba exatamente o que fazer para continuar recebendo normalmente o seu Bolsa Família em 2023. 

Confira todos os detalhes e saiba como manter os seus depósitos normalmente sem passar por nenhum corte inesperado. Fique ligado para as exigências do Governo Federal que já estão em andamento e como você pode garantir que seguirá recebendo pelo tempo que precisar. Anote o que você precisa fazer neste momento!

Bloqueio do Bolsa Família
Confira todos os detalhes sobre possíveis bloqueios do Bolsa Família: como evitar e o que fazer (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Bloqueio no Bolsa Família em 2023?

Antes de mais nada, é importante lembrar que neste momento está acontecendo uma ação importante por parte do Ministério do Desenvolvimento Social. A ideia é manter no sistema apenas quem realmente pode receber do programa. 

Essa é uma forma de também proteger os próprios beneficiários e acelerar a fila para quem está aguardando. 

E é justamente por isso que estão acontecendo alguns bloqueios no Bolsa Família nos últimos meses. Mas calma!

Essas ações de notificação, bloqueio e/ou cancelamento só estão acontecendo com quem está com algum tipo de problema no Cadastro Único (CadÚnico). Por isso é importante que você saiba se está regular e mantenha o seu cadastro desta forma para seguir recebendo. 

Entre março e abril, por exemplo, foram quase 3 milhões de beneficiários com pagamentos suspensos para a chamada averiguação cadastral

Veja também: Bolsa Família pagará NOVOS valores em MAIO; veja quem recebe

O que fazer para evitar o bloqueio do Bolsa Família?

Primeiramente, quem está tentando manter os seus pagamentos normalmente precisa se preocupar com as informações do seu próprio cadastro. 

Portanto, o melhor caminho para evitar o bloqueio do Bolsa Família em 2023 é manter o cadastro sempre em dia, atualizado. E uma das melhores maneiras de fazer isso é informar sempre mudanças na composição da sua família. 

Ou seja, se alguém que mora na família que recebe o valor conseguir um emprego novo, é importante informar ao CRAS. O mesmo serve para casos de gravidez ou nascimentos de crianças na família. 

Um dos principais motivos para bloqueio é a falta de atualização ou dados que não estão batendo, por isso você deve manter tudo o mais claro possível no sistema. 

Se houver uma mudança pequena, como alteração de número de telefone, por exemplo, também é interessante informar. 

O que fazer se o Bolsa Família foi bloqueado?

Por fim, outra dúvida comum é quando o bloqueio realmente aconteceu por parte do Governo Federal. 

Afinal de contas, o que fazer se tiver o Bolsa Família bloqueado? Nesse caso, o primeiro passo é ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Você precisa ter em mãos os principais documentos para mudanças dos dados. 

Por exemplo, se você mudou de casa, é necessário ter em mãos o comprovante de residência. É necessário levar também documento de identificação do titular para confirmar todos os detalhes. Caso pagamentos tenham sido cancelados, o retroativo acontecerá depois da comprovação dos dados. 

Veja também: Minha Casa, Minha Vida: CONVOCAÇÃO para brasileiros que querem um imóvel