Boletos serão SUBSTITUÍDOS pelo Pix? Como isso vai acontecer?

O pix é uma das plataformas mais utilizadas no Brasil hoje

O Pix é um tipo de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil para pessoas físicas e jurídicas, sendo o meio de pagamento mais recente do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Dessa forma, ele surge de forma a facilitar a vida de quem deseja realizar transferências sem precisar sair de casa ou pagar taxas, isso devido ao fato do pagamento ser possível de ser feito para outras instituições financeiras. Essa foi, então, uma das formas de digitalizar e também facilitar os processos de pagamento no país. Ainda, existem boatos que ele pode vir a substituir os boletos.

Confira a seguir se os boletos de fato serão substituídos pelo Pix.

A funcionalidade do Pix nos dias de hoje

Após o seu lançamento no ano de 2020, o Pix se tornou uma das plataformas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, isso porque ele conta com muitas utilidades e também facilita os pagamentos, uma vez que ele pode ser usado para pagar pessoas, contas e diversos estabelecimentos.

A previsão, então, é que ele continue crescendo e vá adquirindo novas modalidades, como até mesmo substituir os boletos. Dessa forma, o pagamento dos boletos é realizado de forma que se espera de 1 a 3 dias úteis para que o pagamento caia na conta do remetente.

Já no caso do Pix, ao realizar um pagamento, o processo é instantâneo. Por isso, a substituição parece interessante.

Além de tudo, o Pix é referência para outros países, isso porque ele é uma forma de pagamento facilitada. Assim, muitos países estão trabalhando para lançar algo similar em breve, a partir do Real Digital, que, inclusive, também será lançado no Brasil.

Com tudo, no Brasil ele conta com outras funcionalidades, uma vez que as transferências imediatas e para qualquer instituição já são realizadas por aqui. Ainda, o Pix é hoje a segunda maior forma de pagamento das e-commerce e fica atrás apenas dos cartões de crédito.

Veja mais: Destaques de benefícios nesta semana: Pix Caminhoneiro, Auxílio Taxista, lote do PIS e mais!

Boletos poderão ser substituídos pelo Pix em breve

A previsão para que isso aconteça partiu dos varejistas, que acreditam que o Pix tem crescido rapidamente. Assim, na maioria das vezes, as pessoas optam por pagar os estabelecimentos através do Pix, isso porque ele funciona de forma bem mais rápida e prática do que os boletos, que acabam se tornando uma modalidade um pouco ultrapassada.

Após o lançamento do Pix, que cresceu drasticamente com apenas dois no mercado, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), revelou que os pagamentos por boleto tiveram uma queda considerável. Assim, eles deixaram de ser utilizados em pelo menos 50% das vezes.

Além disso, em muitas situações o cidadão chega a emitir o boleto, mas acaba esquecendo de pagar. Isso faz com que o Pix ganhe ainda mais força, porque ele é pago de forma imediata e basta que o consumidor leia o QR Code a partir da câmera do celular ou até mesmo copie e cole o seu link para realizar o pagamento por meio dos aplicativos bancários.

Dessa forma, em julho deste ano, a nova modalidade já era usada em 76% dos e-commerce e o objetivo é que esse valor aumente para 92% até o final do ano.

Confira também: Pix usando outra conta de banco: saiba o que é Open Banking e o que muda nas transferências