Boleto parcelado digital: como funciona? Vale a pena?

Já conhece o BNPL? Saiba como funciona essa nova forma de pagamento.

As relações entre empresas e clientes mudam de tempos em tempos. Um exemplo que podemos observar são as formas de comprar entre a Geração Z e os Millennials. Os primeiros, que nasceram após os anos 2000, preferem compras online. Enquanto os segundo que nasceram entre 1980 e 1999 preferem compras presenciais. 

Dessa maneira, o mercado precisa se adequar a todos os tipos de cliente. Isso inclui atualizar as formas de pagamento. Assim, como comentamos acima, as pessoas mais novas não possuem tantas opções de compra, já que não têm uma situação financeira estável. 

Boleto parcelado digital: como funciona? Vale a pena?
Saiba como funciona o boleto parcelado – Imagem: Divulgação

Conheça o BNPL

A nova geração está chegando com uma nova forma de lidar com o dinheiro, principalmente no mercado online. Essas decisões estão obrigando o varejo a se adaptar ao novo estilo de venda, bem como a aderir a formas de pagamentos mais democráticas. 

Uma dessas modalidades mais acessíveis de compra é o Buy Now Pay Later, ou em uma tradução: Compre Agora, Pague Depois. O BNPL funciona como um pagamento a prazo. Ou seja, uma maneira de parcelar o valor sem necessitar de um cartão de crédito. 

A pessoa precisa pagar uma quantia de entrada e o valor que sobra pode ser parcelado. Nisso, os boletos serão enviados para o cliente que possui um período para finalizar a dívida.

Veja também: Compre Agora, Pague Depois? ‘Crediário digital’ vira febre na internet

Qual a diferença do BNPL e dos cartões de crédito?

Como essa nova modalidade é nada mais do que um pagamento em várias vezes, qual a diferença para o cartão de crédito? Basicamente a maior mudança é que agora, a partir do boleto parcelado, o cliente não é obrigado a ter um vínculo com uma instituição financeira. 

Assim, não é necessário conseguir um cartão, o que também pode ser um processo difícil para quem tem pouca renda. Através do BNPL é possível parcelar sua compra usando os boletos, transferências ou até mesmo o Pix. 

Contudo, algumas pessoas ainda podem se questionar sobre a diferença para os famosos crediários. Nessa questão, a maior mudança é o acesso a tecnologia. Antigamente, essa forma de parcelar uma compra podia demorar dias até que fossem aprovadas. Hoje, o BNPL consegue fazer um análise de créditos em minutos 

Quais as vantagens?

A nova forma de pagamento auxilia as pessoas que precisam adquirir um produto caro e não possui formas de pagá-lo em apenas uma vez. O BNPL pode beneficiar até mesmo quem possui um cartão mas não tem limites no momento. 

Já para os lojistas que adotam a novidade, as chances de ter carrinhos abandonados diminui bastante. Além disso, os valores são repassados para os donos da loja no dia seguinte, mesmo que o cliente esteja pagando a prazo. 

Saiba mais: Opção para quem não tem limite de crédito: Você já ouviu falar sobre crediário digital?