O tesouro ESQUECIDO: Você pode estar deixando para trás uma bolada no PIS/PASEP, consulte seu saldo

Pessoas que ainda não sacaram o dinheiro esquecido do abono salarial podem fazer isso agora. Confira!

A Caixa Econômica passou a permitir o acesso de diversos trabalhadores às cotas do PIS/Pasep recentemente, que são valores que ainda estão disponíveis para aqueles que não sacaram o dinheiro. No total, cerca de 10,5 milhões de pessoas podem ter acesso ao dinheiro esquecido, que estará disponível por tempo limitado.

Dessa forma, se você quer saber se tem direito e como sacar o benefício, veja mais informações na matéria abaixo e fique por dentro do que precisa fazer para conseguir essa grana extra.

Se você ainda não sacou os valores esquecidos do PIS/Pasep, saiba que ainda dá tempo. Veja até quando poderá ter acesso!
Se você ainda não sacou os valores esquecidos do PIS/Pasep, saiba que ainda dá tempo. Veja até quando poderá ter acesso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que são as cotas do PIS/Pasep?

Basicamente, as cotas do PIS/Pasep são um benefício destinado a trabalhadores que atuaram na iniciativa privada ou como servidores públicos entre 1971 e 1988. Entretanto, somente poderão sacar esse valor aqueles que não retiraram as quantias disponíveis anteriormente.

O período de disponibilidade desses valores vai até o dia 5 de agosto desse ano. Após o término desse período, os valores que não forem resgatados retornarão ao Tesouro Nacional. Entretanto, quem quiser ter acesso ao benefício após esse período poderá solicitar as quantias dentro de um prazo de 5 anos. Após isso, não será possível recuperar o dinheiro, então é importante ficar atento.

Vale lembrar que os valores são pagos por dois bancos diferentes. Primeiramente, a Caixa é responsável pelo abono salarial dos trabalhadores de empresas privadas. Em seguida, o banco responsável por remunerar aqueles que atuam como servidores públicos é o Banco do Brasil. Além disso, caso o titular já tenha falecido, quem poderá sacar essas quantias são seus herdeiros, como é o caso dos dependentes.

Veja também: Abono NATALINO ficará disponível para todos os beneficiários do Bolsa Família?

Saiba como consultar e sacar esses valores

Ademais, aqueles que quiserem verificar se possuem algum dinheiro disponível através das cotas do PIS/Pasep devem acessar o app do FGTS (Android: https://bityli.com/InMQC ou iOS: https://bityli.com/giWTE), podendo ter acesso ao saldo logo na tela inicial do aplicativo.

Agora, o saque do pagamento deve ser feito ao clicar na aba “Você possui saque disponível”, clicando depois na opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. O próximo passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser através da retirada da quantia em uma agência do seu banco ou então através de uma transferência bancária. Depois de confirmar todas as informações, clique por fim em “Confirmar saque”.

Nos casos em que houver falecimento do trabalhador, o beneficiário poderá acessar sua própria conta do FGTS e então selecionar a opção “Meus saques”. Depois disso, deve escolher o item “Outras Situações de Saque” e então optar pelo PIS/Pasep. Para confirmar sua situação enquanto herdeiro, é importante enviar documentos comprobatórios através do aplicativo.

Em caso de dúvidas, o cidadão poderá comparecer a um dos bancos responsáveis para conversar com atendentes. Outra possibilidade é ligar no número 4004-0104 (para capitais) ou então para 0800 104 0104 (outras regiões do país).

Veja também: Dinheiro grátis? Mais de 10 MILHÕES de trabalhadores têm saldo disponível no PIS PASEP, veja como consultar sua conta