Saiba o que fazer para evitar o BLOQUEIO do seu benefício INSS: obrigações dos beneficiários!

Confira as dicas!

Anualmente, centenas de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm seus benefícios bloqueados devido a diversas irregularidades. Os erros mais comuns são o descumprimento das regras ou inadequação da modalidade do benefício concedido.

Para te ajudar a não perder o acesso aos valores, separamos abaixo uma lista com os erros mais comuns que podem ser evitados, o que garantirá que você continue se enquadrando na catergoria de segurado do instituto. Confira!

Algumas atitudes (ou a falta delas) pode causar o cancelamento dos benefícios do INSS. Confira!
Algumas atitudes (ou a falta delas) pode causar o cancelamento dos benefícios do INSS. Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Erros que podem causar o bloqueio de seus benefícios do INSS

Antes de mais nada, é importante que o segurado esteja sempre atento às regras de concessão dos benefícios para que consiga mantê-los ativos. Confira abaixo alguns dos motivos mais comuns que geram bloqueio ou supensão dos pagamentos.

Faltar à perícia médica obrigatória

Primeiramente, essa é uma das maiores obrigações do segurado que recebe um benefício concedido através da perícia médica. Dito isso, aqueles que recebem um auxílio ou aposentadoria nessa categoria são convocados de tempos em tempos para a realização da perícia médica, que busca analisar se a concessão dos valores ainda é necessária. Dito isso, evitar passar por ela abre uma grande possibilidade para cancelamento das parcelas.

Investigação de crime

Ademais, os beneficiários que recebem a pensão por morte podem ter que lidar com o bloqueio dos pagamentos enquanto estiverem passando por investigações de crime doloso (quando há intenção). Dessa forma, a Previdência Social prevê que o segurado volte a receber os valores apenas após o encerramento do processo.

Veja também: Benefícios do INSS bloqueados? Cidadãos tem prazo MÁXIMO para enviar a defesa, confira

Deixar de fazer a prova de vida

A prova de vida, por sua vez, é um procedimento proposto pela Previdência Social para comprovar que o benefício do titular não está sendo usufruído por terceiros. Logo, é importante que o segurado esteja sempre atento ao prazo de cumprimento da prova. Apenas três casos isentam o cidadão de realizar a prova de vida:

  • Pessoas com HIV;
  • Segurados que recebem o benefício há mais de dez anos;
  • Idosos segurados por incapacidade permanente.

Não atualizar o cadastro

Esse caso é comum àqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para manter o benefício ativo, é necessário manter os dados atualizados no CadÚnico sempre que houver mudança no núcleo familiar (morte ou nascimento de indivíduos, alteração de residência, etc) ou a cada dois anos.

Erros na concessão de benefícios

Por fim, para evitar o pagamento indevido de benefícios, o INSS realiza revisões anualmente. A medida existe para proteger os cofres públicos e o órgão, evitando fraudes. Na análise, são vistoriados documentos dos segurados e os valores empregados nos benefícios. Quando isso ocorre, há dois motivos principais que causam o bloqueio.

O primeiro deles é quando o segurado não tem direito ao benefício devido à fragilidade do pedido de concessão. O segundo acontece quando o trabalhador não apresenta uma defesa contra a revisão do pagamento, logo após receber a notificação. Portanto, fique atento quando receber avisos sobre um possível bloqueio, pois você ainda pode recorrer.

Veja também: Situações em que a aposentadoria do INSS pode ser CANCELADA: confira!