BLACK FRIDAY chegando: saiba como reconhecer o que é verdade ou fake e evite GOLPES

Black Friday pode representar boas oportunidades, mas é necessário prestar atenção nas ofertas para evitar golpes.

A Black Friday é um evento de origem estadunidense, mas que ganhou força em vários outros países no Ocidente, inclusive no Brasil. Dessa maneira, os comércios, de forma geral, costumam fazer grandes promoções nesta data e, assim, os brasileiros podem aproveitar as ofertas para conseguirem adquirir os produtos que desejam.

É importante destacar que, apesar deste ser um momento em que podem ser vistas várias ofertas boas, há também um lado ruim. Isso ocorre porque pode haver muitas tentativas de golpes e de fraudes, no intuito de “passar a perna” no consumidor. Com isso, as pessoas podem acabar comprando produtos e nunca recebê-los ou podem pagar um valor que não sofreu grande alteração com relação ao preço normal do produto.

BLACK FRIDAY chegando: saiba como reconhecer o que é verdade ou fake e evite GOLPES
Saiba mais sobre as formas de evitar golpes na Black Friday / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Black Friday 2022

Todos os anos, a Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, o que neste ano cai no dia 25. A data, no entanto, não é a única em que promoções podem ser encontradas. Isso acontece porque todo o mês de novembro é recheado de ofertas. Logo, os cidadãos podem fazer bons negócios ao longo de todo o mês.

  • Black November: ofertas durante todo o mês de novembro, desde o primeiro dia;
  • A Black Week: promoções entre 20 a 26 de novembro;
  • Black Weekend: ofertas entre a sexta-feira da Black Friday até o domingo, dia 27.

Veja também: CUPONS de DESCONTO da BLACK FRIDAY; saiba quais os melhores sites para conseguir

Principais produtos buscados

O Google foi responsável por fazer um levantamento com vários participantes das classes A, B e C. Assim, os resultados demonstraram quais foram os principais produtos buscados durante a Black Friday de 2022. Apesar de haver algumas diferenças entre os produtos e o poder aquisitivo dos cidadãos, os principais nomes na lista foram:

  • Air-Friyer;
  • Micro-ondas;
  • Fogão ou cooktop;
  • Ar-condicionado;
  • Geladeira.

A enquete mostrou que, de modo geral, os principais produtos eram ligados aos video-games e consoles, televisão e celulares, além dos eletrodomésticos.

Como evitar cair em golpes?

O Procon recomendou uma série de atitudes para evitar cair em golpes durante a Black Friday. Isso ocorre porque muitas pessoas pode se aproveitar do momento de oferta e da animação das pessoas para ofertarem produtos que não existem.

Ou, então, uma tática muito conhecida é a de aumentar o preço poucas semanas antes da Black Friday para, depois, no dia, voltar ao preço do produto original.

Por isso, para evitar cair em fraudes e evitar prejuízos, há os conselhos:

  • Verificar o histórico da empresa, as reclamações de consumidores em páginas como Reclame Aqui e os dados de contato, como e-mail, endereço e CNPJ.
  • Conferir se a URL do site possui um símbolo de cadeado, pois isso representa possui segurança com relação ao pagamento.
  • Verificar se o produto está funcionando antes de sair da loja.
  • Certificar-se com o vendedor tanto sobre o manual de instruções do produto em língua portuguesa quanto sobre a nota fiscal. O lojista deve entregar os dois documentos ao consumidor. A nota fiscal é um comprovante de compra e o consumidor tem direito de exigi-la.

Vale a pena lembrar que o consumidor possui o direito assegurado por lei de fazer a devolução do produto caso se arrependa da compra. A devolução tem prazo para ser feita: 7 dias.

Veja também: 2022 é o ano da maior BLACK FRIDAY da história do Brasil: veja como conseguir cupons