Bilionário da Tesla vive sem salário há sete anos

Apesar de ser o grande nome à frente da Tesla, a famosa empresa de carros elétricos e armazenamento de energia, Elon Musk não recebe salário nenhum desde 2017. Essa informação veio à tona através do irmão de Elon, Kimbal Musk, durante uma conversa no programa Squawk Box, da CNBC. Ele revelou que Elon já faz anos que não ganha nem um centavo da companhia.

A razão para isso é que a maior parte da sua remuneração vem de ações valiosas, que, na verdade, lhe dão um controle maior sobre o negócio. Kimbal, no entanto, acredita que seu irmão mereceria um pagamento, mas frisou que essa decisão fica nas mãos dos acionistas.

“Acho que meu irmão merece ser pago. Vou deixar os acionistas decidirem isso,” declarou Kimbal, que também faz parte do conselho da Tesla e é conhecido por seu trabalho como empreendedor e filantropo.

Mesmo sem salário, Elon Musk é o CEO mais bem pago da história

Embora Kimbal tenha suas preocupações sobre a remuneração do irmão, Elon Musk ainda pode ser considerado o CEO mais bem pago de todos os tempos, principalmente depois de uma decisão do conselho da Tesla no início de agosto. A empresa anunciou a concessão temporária de 96 milhões de ações para ele, o que equivale a cerca de US$ 29 bilhões. Isso garante que ele permaneça no comando da empresa por mais tempo.

Mas tem um detalhe importante: para receber essas ações, Elon precisa continuar no cargo executivo até 2027. Além disso, há uma regra que impede a venda delas por cinco anos, exceto para cobrir impostos ou para pagar a própria compra das ações.

É interessante notar que o primeiro pacote de remuneração de Elon estava estimado em mais de US$ 50 bilhões, mas foi anulado em 2024 por um tribunal de Delaware, que considerou a proposta injusta para os acionistas. Elon, por sua vez, entrou com um recurso contra essa decisão. O comitê da Tesla informou que, se o valor original for restabelecido, a nova concessão será cancelada ou ajustada, garantindo que ele não receba duas vezes.