BENEFÍCIOS para motoristas que não tomam multa: Confira!

Confira quais são!

Respeitar as leis de trânsito agora será benéfico não somente para a segurança de motoristas, mas também vai proporcionar algumas vantagens exclusivas a quem se manter por um período de 12 meses. A partir de setembro passa a vigorar o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido também como Cadastro Positivo de Motoristas.

Quer saber quais benefícios os condutores terão e como vai funcionar o cadastro positivo? Então continue nos acompanhando logo abaixo para saber de todas as informações que separamos para você!

Benefícios para motoristas que não tomam multa
Benefícios para motoristas que não tomam multa / Foto Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Vantagens para motoristas

Além de evitar acidentes e possíveis pontos na carteira ou até suspensão da CNH, o bom comportamento no trânsito vai trazer benefícios exclusivos para motoristas. O RNPC, que terá início já em setembro, foi regulamentada no ano passado, embora tenha sido incorporado ao Código de Trânsito Brasileiro em 2020. Dessa forma, aqueles que se mantiverem na lei durante 12 meses, sem infrações, colherão bons frutos.

Dentre as vantagens estão isenção de taxas e descontos ou tributos de entidades governamentais, condições de pagamento diferenciadas e facilidades ao locar veículos, contratar seguros automotivos e até recebimento de cashback ao pagar tarifas de estacionamentos e pedágios. Contudo, a oferta desses últimos benefícios ficará a cargo de empresas, não sendo obrigatórias.

Em alguns estados, como no Mato Grosso do Sul, ainda haverá o oferecimento de 20% de desconto na hora da renovação da carteira de motorista.

Veja também: DETRAN alerta: mais de 150 mil motoristas perderão o direito de dirigir se não fizerem ISSO

Preciso me cadastrar?

Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, os condutores que estiverem interessados em participar do programa devem se cadastrar através do aplicativo da CNH digital (Android: https://bityli.com/xbATO ou iOS: https://bityli.com/fqdyYa) ou através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran): https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/.

Contudo, não são todos os motoristas que podem participar. Por exemplo, aqueles que cometeram infrações ou tiverem o direito de dirigir suspenso, com a CNH vencida há mais de 30 dias ou cassada ou mesmo aqueles que estiverem cumprindo pena de privação de liberdade. Dessa forma, é bom ficar de olho na situação dos seus documentos e regulamentá-los antes de se inscrever no programa.

Essa é uma excelente oportunidade para promover um trânsito seguro e estimular o bom comportamento para o bem tanto de quem dirige quanto de quem está por fora, como outros condutores, pedestres e passageiros.

Veja também: Aproximadamente 400 MIL motoristas devem concluir o cadastro para receber o Pix de R$ 2.000; saiba mais