Lista reúne 5 benefícios do INSS que PODEM ser acumulados!

Há também benefícios do INSS que não podem ser acumulados; confira listas!

Os benefícios pagos à população por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possuem duas naturezas: previdenciários ou assistenciais. Uma das diferenças entre eles é que, no caso dos previdenciários, é preciso que tenha havido a contribuição necessária por parte do interessado, como é o caso da aposentadoria, por exemplo.

Por outro lado, quando se trata dos assistenciais, nem sempre é preciso que o beneficiário tenha pago alguma quantia de antemão. Essa é a situação de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Mas o que muitas pessoas não sabem é que é possível acumular benefícios do INSS. Veja mais a seguir!

Benefícios do INSS que NÃO podem ser acumulados

Antes de falar dos benefícios que os segurados do INSS podem acumular, trazemos na matéria aqueles que não podem ser acumulados. Isso porque a não acumulação de benefícios é o que ocorre na maioria dos casos. Assim, vale saber que são 19 tipos de situações de acúmulos não permitidos, mas na matéria de hoje vamos tratar a respeito de 5 deles.

É importante destacar, no entanto, que há uma possibilidade de acumular os benefícios da lista abaixo: em casos de permissão legal expressa. 

Além disso, caso aconteça de dois benefícios se acumularem, nas situações abaixo, o segurado poderá fazer a escolha para continuar recebendo apenas um deles. Confira:

1) Auxílio-acidente em conjunto ao auxílio-doença, levando em consideração que ambos advenham da mesma origem, podendo ser um mesmo acidente ou mesma doença.

2) Pagamento do auxílio-doença em conjunto à aposentadoria.

3) Benefícios previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), como é o caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e pagamentos de mesma natureza.

4) Auxílio-acidente pago em conjunto a outro auxílio-acidente.

5) Pagamento do auxílio-suplementar em conjunto ao auxílio-doença.

A lista completa com todas as situações em que não é possível fazer o acúmulo dos benefícios pode ser vista no site: https://bityli.com/bdXRNgC

Veja também: Você sabia que é possível antecipar DIVERSOS serviços e realizar consultas do INSS através do app? Veja como funciona!

Quais podem ser acumulados?

Quanto aos casos em que é permitido o acúmulo de benefícios do INSS, podemos falar sobre cinco. São eles: o acúmulo da aposentadoria do INSS em conjunto à pensão de servidor público, aposentadoria do INSS em conjunto com a aposentadoria de servidor público e pensão do INSS paga em conjunto à aposentadoria do INSS.

Além disso, outros casos em que o acúmulo é permitido são: pensão do INSS paga junto à aposentadoria do servidor público e, por fim, pagamento da pensão militar junto à aposentadoria, seja ela de servidor público ou do INSS.

Em caso de dúvidas, recomenda-se buscar um especialista na área do direito previdenciário.

Veja também: Pagamentos do INSS começam HOJE: confira o calendário com todas as DATAS e REAJUSTES