Benefícios que TODO aposentado por invalidez tem DIREITO e você não sabia

Você sabia que quem é aposentado por invalidez possui uma série de outros direitos? Confira!

Uma das modalidades mais famosas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a aposentadoria por invalidez, um benefício destinado aos trabalhadores que já não conseguem realizar, de forma permanente, suas atividades laborais. Apesar das características, há ainda uma série de outros benefícios que são consequências dela.

Nesse sentido, caso você esteja curioso para saber um pouco mais sobre a possibilidade de conseguir outros direitos através dessa aposentadoria, continue acompanhando a matéria a seguir para saber um pouco mais sobre isso.

Aqueles que são aposentados por invalidez possuem uma série de benefícios frente ao INSS. Veja quais são eles e aproveite!
Aqueles que são aposentados por invalidez possuem uma série de benefícios frente ao INSS. Veja quais são eles e aproveite! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios que quem se aposenta por invalidez possui

Confira a seguir alguns deles.

Adicional de 25% nos valores

Primeiramente, um benefício adicional que pode contemplar os beneficiários que recebem a aposentadoria por invalidez é um adicional de 25% do valor no pagamento. No caso, ele é direcionado aos segurados que não conseguem mais realizar atividades simples do dia a dia sozinhos, tais como se alimentar, se movimentar ou se higienizar.

Por essa razão, aqueles que comprovam essa incapacidade perante a perícia médica do instituto podem ter acesso ao pagamento extra, que servirá para pagar um cuidados ou enfermeiro que deverá acompanhar o segurado durante todas as horas do dia. Entretanto, é necessário apresentar as características físicas ou psicológicas necessárias para isso.

Liquidação dos créditos habitacionais

Em seguida, aquele que recebe por sua invalidez pode conseguir o direito de liquidar, finalmente, seu financiamento habitacional. Isso quer dizer que não importa o número de parcelas restantes: a possibilidade passa a ser uma realidade que vai auxiliar bastante na independência do segurado, através da realização de empréstimos específicos para a classe.

A saber, em grande parte dos contratos é comum que haja a inclusão do seguro prestamista, que permite liquidar o total do saldo devedor, caso quem estiver contratando torne-se permanentemente incapacitado.

Veja também: Quem tem MAIS DE 50 ANOS e está para se aposentar, deve ter ATENÇÃO nisso: você pode estar PERDENDO R$ 3 MIL POR MÊS

Exoneração de tributos

Ademais, pessoas que possuem incapacidades mentais severas ou físicas também podem ter acesso à isenção de certos impostos, seja de forma direta, seja por intermédio de um representante legal. Com isso, pode-se conseguir, por exemplo, a isenção de pagamentos como o PIS ou o ICMS.

Além disso, o indivíduo que recebe aposentadoria por invalidez também tem direito à isenção do IPVA, bem como pode pleitear a possibilidade de não precisar declarar o imposto de Renda. No caso, isso serve para enfermidades bastante específicas.

Resgate do FGTS

Por fim, uma possibilidade adicional para aqueles que recebem a aposentadoria por invalidez é a de retirar os valores integrais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Isso se deve aos valores que se acumularam através do PIS/Pasep e que, agora, têm relação com o fundo. Portanto, é bom comparecer à Caixa ou ao banco do Brasil, dependendo do pagamento, para saber se tem direito.

Veja também: SAIU no Diário Oficial da União: INSS vai pagar 2 PARCELAS de R$ 1.980,00 para segurados