Benefício EXCLUSIVO para idosos sem contribuição ao INSS; ganhe até R$ 1,4 MIL

Os idosos que nunca contribuíram com o INSS também têm direito de recebem alguns valores do instituto. Veja do que se trata!

A regra é clara para todos que conhecem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): ninguém pode receber nenhuma quantia do órgão sem ter contribuído. Bom, pelo menos é o que muitos acreditam!

Na verdade, há um benefício exclusivo que engloba dois grupos de beneficiários e que pode muito bem ajudar com pagamentos mensais. Confira!

É idoso e nunca contribuiu com o INSS° Veja qual benefício você pode receber mesmo assim!
É idoso e nunca contribuiu com o INSS° Veja qual benefício você pode receber mesmo assim! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pagamento do INSS para quem não tem contribuição?

A princípio, algo que muitos não sabem é que a autarquia é responsável pelo pagamento de um importante benefício para quem nunca contribuiu: o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Em suma, ele se destina a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, ambos em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.

Como ter acesso ao BPC?

Agora, para se inscrever, é necessário estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/), selecionando a opção “Novo Pedido” e seguindo as instruções para “Benefício Assistencial”. 

É importante manter os dados atualizados no CadÚnico para facilitar o processo de análise e aprovação do benefício.

INSS facilita solicitação do BPC

O INSS tem novidades para os beneficiários do BPC, garantindo um salário mínimo a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, sem a necessidade de contribuição prévia. 

A grande novidade é a simplificação no processo de solicitação e verificação do BPC, agora mais acessível através do CPF.

Como sei que recebi o BPC?

Ademais, acompanhar o andamento da solicitação é fácil e pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, onde também é possível agendar avaliações médicas e trocar documentos. 

Alternativamente, a consulta pode ser feita pelo telefone, ligando para a central 135, ou diretamente no site da Previdência (https://www.gov.br/previdencia/pt-br), informando o número do CPF.

Saiba mais: Não concorda com o valor que recebe do INSS? Aprenda a pedir a revisão da aposentadoria!

Ampliação do BPC pelo INSS

Vale destacar que o INSS planeja expandir o alcance do BPC, visando beneficiar um número maior de idosos e pessoas com deficiência em todo o território nacional. 

Uma comissão já aprovou a mudança, que propõe elevar o limite de renda per capita para famílias com membros com deficiência, passando a permitir uma renda de até um salário mínimo. A proposta ainda precisa ser aprovada em outras etapas legislativas antes de se tornar oficial.

Sempre atualize seus dados no INSS

Além disso, para evitar contratempos e garantir o acesso aos benefícios, o INSS reforça a importância de manter os dados sempre atualizados, especialmente no Cadastro Único. 

A atualização facilita a identificação dos beneficiários e agiliza o processo de concessão do BPC.

Aproveite seus direitos!

Essas novidades representam um passo significativo do INSS em direção a uma maior inclusão social e facilidade de acesso aos seus serviços. 

Com processos simplificados e a possibilidade de ampliação do BPC, o INSS reafirma seu compromisso em assegurar direitos e proporcionar um suporte mais eficaz àqueles que mais precisam.

Beneficiários do INSS receberão em fevereiro

Por fim, os recebedores do BPC, assim como os demais beneficiários do INSS, recebem os pagamentos mensalmente de acordo com um calendário. Confira.

Um salário

Aqui, por exemplo, entram os que recebem o BPC, que tem parcelas equivalentes ao mínimo de R$ 1.412:

  • Final 1: 23 de fevereiro;
  • Final 2: 26 de fevereiro;
  • Final 3: 27 de fevereiro;
  • Final 4: 28 de fevereiro;
  • Final 5: 29 de fevereiro;
  • Final 6: 1 de março;
  • Final 7: 4 de março;
  • Final 8: 5 de março;
  • Final 9: 6 de março;
  • Final 0: 7 de março.

Mais de um salário

Aqui recebem aqueles que têm valores maiores, mesmo que sejam em poucos reais:

  • Finais 1 e 6: 1 de março;
  • Finais 2 e 7: 4 de março;
  • Finais 3 e 8: 5 de março;
  • Finais 4 e 9: 6 de março;
  • Finais 5 e 0: 7 de março.

Veja mais: Aposentadoria SUSPENSA no Meu INSS? Entenda!