BENEFÍCIO do INSS em ANÁLISE? Saiba como consultar o resultado

Diversos beneficiários ficam "perdidos" após solicitar um benefício do INSS, sem conseguir saber ao certo se entrou ou não na folha de pagamentos do órgão.

Solicitou um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mas não sabe como está o andamento do processo? Este é o momento para tirar todas as suas dúvidas.

De modo geral, diversos indivíduos ficam “perdidos” ao solicitem um benefício do INSS. Isso porque, normalmente, quando ocorre a aprovação, o beneficiário não é avisado sobre, ele apenas começa receber os pagamentos de forma automática.

Contudo, muitas vezes pode acontecer do cidadão não saber que foi contemplado com determinado benefício, ainda que o pagamento já esteja disponível.

Assim sendo, é válido conferir como funciona a consulta de um benefício, bem como o prazo máximo para concessão do INSS.

Benefício em análise
Prazo para concessão dos pagamentos / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona análise de um benefício

Antes de mais nada, é necessário mencionar quais são os critérios de análise de um benefício, assim como o processo para solicitação.

Primeiramente, para tornar-se um beneficiário do INSS, é necessário ser um contribuinte ativo da Previdência Social. Isto é, exceto para aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Dessa forma, para solicitar um dos diversos beneficiários ofertados pelo órgão, é preciso preencher os critérios para concessão estabelecidos pelo INSS. Esses critérios variam de benefício para benefício.

Logo, para ter acesso aos requisitos de concessão de cada benefício, é necessário consultar o portal oficial do INSS (meu.inss.gov.br).

Assim, quando determinado cidadão solicita um benefício, o INSS tem o prazo máximo de 30 dias para dar a resposta da análise. Isto é, em caso de perícia média, os 30 dias são sucessores ao prazo para realização do exame.

Mediante à aprovação de um benefício, portanto, o valor das parcelas vai automaticamente para a conta cadastrada no perfil do titular. É exatamente em virtude desse fato que diversas pessoas ficam “perdidas”, sem saber ao certo sobre o decorrer do processo de um benefício.

Veja também: Quais os requisitos para CRIANÇAS receberem auxílio do INSS? Confira!

Como solicitar um benefício e consultar o seu andamento

Antecipadamente, ambos processos são um tanto quanto simples. O primeiro passo para a solicitação consiste em acessar o portal do INSS (mencionado anteriormente). Vale ressaltar que também é possível fazer isso em uma agência física do órgão.

Em seguida, o cidadão deverá procurar pela aba de “benefícios”, buscando pela opção de solicitação. Ao encontrar, o próximo passo consistirá em preencher os campos com as credenciais e informais solicitadas.

O processo é bem autoexplicativo, visto que provêm de instruções diretas. Feito isso, bsata aguardar o resultado da análise.

Do mesmo modo, para consultar o andamento de um benefício, também é preciso acessar o portal. Após fazer login na plataforma com usuário e senha, o usuário deverá direcionar-se para a mesma aba de benefícios.

No entanto, é preciso selecionar a opção para consultar o andamento do processo. Feito isso, será possível consultar se o benefício ainda está em análise ou se já foi aprovado/negado.

Ademais, todo esse processo também pode ser feito através de uma ligação telefônica. Para isto, basta ligar para o número 135 e seguir as instruções.

Por fim, para reivindicar o resultado de uma análise, o indivíduo pode solicitar uma revisão. Para que isso seja possível, basta acessar os mesmos canais mencionados anteriormente.

Veja também: Confira o passo a passo para solicitar AUMENTO de 25% ao benefício do INSS