Benefício INÉDITO do Cadastro Único pode ajudar inscritos que desejam ser MEI; conheça agora!

Assim como acontece no CadÚnico, MEI é categoria que representa benefícios incríveis para brasileiros sem registro formal de trabalho

O empreendedorismo tem se mostrado um caminho viável para muitos brasileiros buscarem a tão sonhada independência financeira. No entanto, a formalização ainda é um desafio, sobretudo para quem enfrenta dificuldades econômicas.

Pensando em facilitar esse processo, uma medida recente promete abrir novas possibilidades para famílias inscritas no Cadastro Único.

A formalização como Microempreendedor Individual (MEI) já oferece benefícios como acesso a direitos previdenciários e condições diferenciadas de crédito. Agora, uma proposta em análise busca tornar esse registro ainda mais acessível, eliminando custos iniciais para os cadastrados no CadÚnico.

Benefício INÉDITO do Cadastro Único pode ajudar inscritos que desejam ser MEI; conheça agora!
Cadastro Único poderá ajudar mais brasileiros a se tornarem MEI em 2025! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Isenção de taxas do MEI para inscritos no Cadastro Único

A principal novidade anunciada é a isenção de taxas no momento do registro como MEI. Os inscritos no CadÚnico poderão usufruir dessa vantagem ao apresentar o Número de Identificação Social (NIS). Além de reduzir a burocracia, isso torna a formalização mais viável para quem deseja empreender.

Assim, a isenção se aplica automaticamente, sem necessidade de processos adicionais. A medida busca alcançar trabalhadores informais que, até então, não formalizavam seus negócios devido aos custos iniciais.

Com a economia gerada pela isenção, os novos empreendedores podem investir diretamente em suas atividades econômicas com mais tranquilidade.

Além disso, o registro como MEI traz outros benefícios significativos. Os formalizados passam a ter acesso a direitos previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Também podem emitir notas fiscais, o que amplia as possibilidades de atuação no mercado.

A medida promete impulsionar o empreendedorismo nas comunidades de baixa renda. Afinal, ao facilitar a formalização, o governo busca promover a inclusão econômica e fortalecer a economia local, aumentando a circulação de renda e a geração de empregos.

Saiba mais: MEI deve mudar de vez em 2025, garantindo novas oportunidades aos microempreendedores do país

Benefícios do registro como microempreendedor individual

Em geral, a formalização permite que os pequenos empreendedores se organizem melhor e planejem o crescimento de seus negócios. Com isso, será possível movimentar a economia em lugares do país onde a renda é mais baixa.

Os especialistas explicam que muitos trabalhadores informais podem usar a oportunidade para expandir suas atividades. Ao emitir notas fiscais e acessar crédito com condições especiais, eles conseguem aumentar sua competitividade.

Outro ponto positivo é a inclusão em uma rede de proteção social. Após a regularização, os trabalhadores têm acesso a benefícios previdenciários que garantem maior segurança em situações imprevistas.

Além do mais, a formalização fortalece o vínculo dos empreendedores com o mercado, permitindo parcerias mais sólidas e maior visibilidade no cenário econômico, que é tão competitivo.

Embora a iniciativa ainda dependa de aprovação no Congresso Nacional, a expectativa é que entre em vigor em breve. Caso seja implementada, poderá beneficiar milhares de brasileiros que desejam formalizar suas atividades econômicas, mas enfrentam dificuldades financeiras.

Veja também: Salário mínimo 2025: veja tudo que muda para beneficiários do BPC e inscritos no MEI em janeiro