Beneficiários do INSS COMEMORAM decisão da Justiça que vai pagar R$ 1,7 bilhão em atrasados: saiba como receber

Mais de 100 mil beneficiários do INSS vão poder receber esses novos pagamentos. Leia o texto abaixo para entender melhor, e veja quem tem direito aos atrasados.

Hoje em dia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conta com mais de 36 milhões de beneficiários brasileiros. Dentre estas pessoas contamos com beneficiários de auxílios, dependentes, pensionistas e aposentados. Muitos destes beneficiários possuem os pagamentos do INSS como principal fonte de renda. Sendo assim, quando o instituto falha em realizar estes pagamentos de forma adequada, milhões de brasileiros sofrem prejuízo.

Felizmente, recentemente a Justiça demandou que o INSS realizasse o pagamento retroativo de depósitos que estavam em atraso. Portanto, continue lendo o texto a seguir e saiba de uma vez por todas quem vai conseguir receber o mais novo pagamento de atrasados.

Veja quem recebe! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem pode receber benefícios do órgão previdenciário?

Para quem não tem idade para recordar, o Instituto Nacional do Seguro Social só teve o seu lançamento em 1990. Anteriormente à idealização do INSS, os trabalhadores do nosso país tinham que lidar com mais dificuldades na hora de pedirem seus benefícios previdenciários. Sendo assim, o INSS nascia para facilitar o processo de obtenção do atendimento das necessidades dos trabalhadores.

Atualmente, para que um cidadão brasileiro consiga ter acesso aos benefícios do INSS é primeiramente necessário que ele contribua ao instituto. As contribuições são mensais e indispensáveis para assegurar os pagamentos. Os valores destas contribuições, entretanto, tendem a variar de acordo com a categoria de trabalho do brasileiro. Fica claro então, que só é possível se tornar um assegurado quem for contribuinte.

Contudo, ainda é possível que não contribuintes recebam por meio do órgão previdenciário. Por exemplo, dependentes de segurados do INSS podem acessar alguns benefícios diferentes. Tanto o Auxílio-Reclusão, assim como a pensão por morte são pagos para estes dependentes.

Por fim, o INSS efetua o pagamento de um benefício específico para quem nunca contribuiu: o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Podem receber o BPC idosos de baixa renda que nunca contribuíram ao INSS, e Pessoas com Deficiência (PcD). Vale notar, que o BPC não é uma aposentadoria.

Veja também: Novo MUTIRÃO do INSS agiliza perícias médicas e antecipa aprovação de benefícios: saiba como isso funciona

Saiba como receber seus pagamentos atrasados do INSS

Quem possui familiaridade com o INSS sabe que é comum que a instituição atrase pagamentos. Seja na demora em conceder um benefício, ou apenas atrasos em parcelas que já são pagas, é normal que demoras ocorram na hora dos depósitos. Quando isso acontece, as partes mais prejudicadas são sempre os beneficiários que têm que lidar com o estresse e inconveniência da falta seus pagamentos.

Por isso, recentemente o Conselho da Justiça Federal (CJF) ordenou que mais de R$1,7 bilhão em retroativos do INSS fossem pagos aos beneficiários. Dentro deste valor estão pensões, aposentadorias e valores referentes ao Auxílio-Doença.

Porém, é importante notar que vão conseguir receber os atrasados apenas os beneficiários que recorreram à Justiça por meio das Requisições de Pequeno Valor (RPV) referentes a junho desse ano. Ao todo, mais de 185 mil beneficiários vão conseguir receber alguma parte da quantia final.

Veja também: INSS deixa de EXIGIR a perícia médica para conceder benefícios; entenda os motivos