Bebida alcoólica que pode auxiliar na perda de peso
Quando o assunto é emagrecimento, até as escolhas de bebidas entram na dança. Se consumidas com cuidado, as bebidas alcoólicas podem ser incluídas na dieta, mas é fundamental entender que elas têm calorias vazias. Isso significa que, enquanto oferecem energia, não trazem nutrientes e podem, de fato, atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais essenciais para o corpo.
Além disso, o álcool pode incentivar um consumo menos consciente, o que pode comprometer os esforços de quem está tentando emagrecer. Por isso, vale a pena pensar duas vezes na hora de escolher o que beber. Se a dúvida for entre uma sobremesa deliciosa e um drink, talvez o ideal seja optar por um só.
A escolha mais leve
Dentre as opções disponíveis, a tequila surge como uma alternativa com menos impacto calórico. Quando consumida pura, na versão 100% agave e sem adição de açúcar, uma dose de 30 ml tem entre 60 e 70 kcal. Diferentemente de bebidas doces ou cervejas, a tequila não contém carboidratos, o que significa que não provoca picos de insulina — um benefício interessante para quem está de olho na balança.
Embora os estudos com ratos tenham indicado que os açúcares da agave promovem perda de peso, é importante notar que essa substância não está presente na tequila que consumimos. Durante o processo de fermentação, ela se transforma em álcool, mas ainda assim, os compostos benéficos da agave azul estão envolvidos, incluindo frutanos, que são positivos para a saúde intestinal.
Para quem busca perder peso, a tequila parece ser a opção número um entre as bebidas alcoólicas. É recomendável que as mulheres consumam até uma dose por dia, enquanto os homens podem se permitir até duas. Assim, você não precisa abrir mão de brindar com um shot de tequila em ocasiões especiais.
Claro, respeito é fundamental. Se tomada com moderação, o álcool não vai atrapalhar significativamente o seu processo de emagrecimento. É bom lembrar que bebidas com altos níveis de gordura e açúcar como lanches e sobremesas podem dificultar o controle do peso. Portanto, se você está buscando um resultado efetivo, atente-se ao que coloca no seu copo.
A tequila, como destilado com menor valor energético, é uma opção a ser considerada, mas só se consumida pura e sem misturas. Ela tende a não interferir tanto na resposta glicêmica, o que a coloca como uma escolha mais saudável em comparação com outras bebidas menos favoráveis. Embora não tenha propriedades que ajudam a emagrecer, traz uma oportunidade de manter seus objetivos de saúde e bem-estar sem grandes sacrifícios.