Estes são os bancos que estão oferecendo EMPRÉSTIMO do INSS: confira a lista!

O governo federal brasileiro finalmente chegou a um consenso sobre as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS. Veja quais bancos voltam a ofertar o crédito.

Como já é de conhecimento geral, ser um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferta inúmeras vantagens. Para ser segurado pelo INSS, basta que o trabalhador brasileiro realize contribuições financeiras mensais ao órgão previdenciário.

No caso de quem trabalha com a carteira assinada, as contribuições acontecem automaticamente por meio de descontos na folha de pagamento. Atualmente, o INSS contempla mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros.

Entre os pagamentos feitos por meio do INSS, existem auxílios, pensões e, claro, aposentadorias. Os aposentados e pensionistas brasileiros ainda têm direito a acessar outros benefícios, como o empréstimo consignado do INSS. Confira as mudanças recentes para essa modalidade do empréstimo.

Confira onde já está disponível. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda alterações no consignado do INSS

Como mencionamos previamente, existem alguns benefícios extra para quem recebe pensão ou aposentadoria por meio do Instituto Nacional do Seguro Social. Para quem não sabe, enquanto os auxílios do INSS acontecem de forma pontual, as pensões e aposentadorias são pagas regularmente para os beneficiários, todos os meses.

Dessa forma, os contribuintes que recebem esses benefícios podem utilizá-los como garantia em empréstimos consignados. Para quem não sabe como esse empréstimo opera, ele desconta os pagamentos do crédito diretamente do rendimento mensal do cliente que realizou o pedido.

Sendo assim, quem recebe benefícios contínuos do INSS pode utilizá-los para realizar o pagamento de um empréstimo consignado. Mas, mudanças recentes causaram inúmeras polêmicas que podem afetar diretamente na forma como os segurados do INSS podem acessar essa modalidade de crédito.

Nas últimas semanas, o governo federal brasileiro havia aprovado uma redução na taxa de juros do consignado do INSS. A taxa tradicional de 2,1% teria baixado para 1,7% ao mês após decisão do governo federal.

Mas, como é de se imaginar, os bancos brasileiros, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, não gostaram nem um pouco dessa alteração. Após a redução, inúmeras instituições retiraram o consignado do INSS dos seus serviços.

Veja também: É MEI? Veja como solicitar aposentadoria através do INSS

Confira quais bancos ainda oferecem o consignado

Visto que os bancos não conseguem lucrar com juros tão baixos, já era de se esperar que essas instituições não respondessem bem às mudanças aprovadas pelo Governo Lula. Dessa forma, após uma resposta altamente negativa de boa parte dos bancos do nosso país, o governo federal brasileiro teve que voltar atrás na decisão e reformular novamente os juros para o consignado do INSS.

Sendo assim, na última terça-feira (28), o presidente Lula bateu o martelo e definiu oficialmente o novo teto de juros para essa modalidade. De acordo com as novas regras, o novo teto de juros para o empréstimo consignado do INSS é de 1,97% ao mês.

Vale notar ainda que os bancos são livres para definirem suas próprias condições e juros. A decisão do governo define apenas o limite no qual uma instituição pode chegar ao fornecer esse serviço.

E ao que tudo indica os novos juros já estão surtindo algum efeito. Embora muitas instituição ainda não tenham se pronunciado, três bancos brasileiros já voltaram a incluir o consignado em suas cartilhas de serviços, são eles: o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Santander.

Veja também: Segurados do INSS recebem R$ 1,3 MIL ainda nesta semana; confira!