Banco do Brasil enfrenta crise e alerta não deve ceder tão cedo
O Banco do Brasil deve apresentar resultados financeiros negativos, o que pode impactar diretamente o mercado e acender um sinal de alerta na bolsa de valores. Essa previsão vem de analistas da Genial Investimentos, que enviaram um relatório detalhando suas expectativas aos clientes. Segundo eles, não há sinais de melhora para o segundo trimestre do ano, especialmente após os números decepcionantes revelados no primeiro trimestre. Nesse período, as ações do banco caíram 12% em um único dia após a divulgação do balanço financeiro.
Até o momento, a queda acumulada das ações do Banco do Brasil é de 15% no ano. Os analistas destacam que a inadimplência, especialmente no setor agropecuário, continua a subir, o que pressiona os lucros da instituição. A previsão é de que o banco registre um lucro líquido de 5,1 bilhões de reais no segundo trimestre de 2023. Esse valor representa uma queda significativa de 31% em comparação com o primeiro trimestre e uma redução de 46% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os analistas destacam que, em um cenário onde outros bancos devem manter ou até aumentar sua rentabilidade, o Banco do Brasil enfrentará uma nova baixa. Eles apontam três principais fatores para essa deterioração: a persistente inadimplência no setor agro, o aumento na formação de provisões para cobrir perdas e a pressão sobre a margem financeira do banco.
Dessa forma, os investidores e o mercado financeiro continuam atentos ao desempenho do Banco do Brasil, que poderá afetar as expectativas econômicas e a confiança dos acionistas.