Anúncio do presidente do Banco Central inicia possível FIM dos cartões de crédito; e agora?

Foi anunciado na última sexta-feira (11) pelo presidente do Banco Central uma grande novidade a respeito do cartão de crédito, que possivelmente não será mais utilizado dentro de pouco tempo.

O Banco Central do Brasil, que também é popularmente conhecido como Bacen, se caracteriza enquanto uma autarquia federal autônoma que está integrada ao Sistema Financeiro Nacional e não possui vínculo com nenhum Ministério. 

O Bacen foi criado em dezembro de 1964 mas as suas atividades só começaram em março do ano seguinte. De forma similar a outros bancos centrais ao redor do mundo, o Banco Central do Brasil se caracteriza enquanto uma das maiores autoridades monetárias do país. 

Nos últimos dias, o presidente do Banco Central fez um anúncio bastante polêmico enfatizando que os cartões de crédito poderiam chegar ao fim. Portanto, entenda a seguir o que está acontecendo e o que poderá mudar!

Pix Crédito deve ficar disponível em breve. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Presidente do Banco Central faz anúncio sobre o cartão de crédito

Na última sexta-feira (11), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, anunciou que está no planejamento da autarquia o lançamento de mais uma função que será agregada ao Pix, o sistema de transferência mais utilizado entre os brasileiros. Após o lançamento do Pix Saque, Pix Troco, Pix Parcelado e Pix Troco, agora será disponibilizado também o Pix Crédito. 

A partir da viabilização da oferta de crédito para os consumidores por meio do Pix, não será mais necessário que os consumidores brasileiros utilizem os cartões com essa função, de acordo com o presidente do Banco Central. Dessa forma, será possível juntar o Pix e outros produtos, de forma a utilizar o crédito no Pix, assim, no futuro, não será mais necessário utilizar o cartão de crédito, uma vez que tudo poderá ser feito através da modalidade de transferência. 

Campos Neto ainda enfatiza que o Banco Central está planejando criar a nova ferramenta com o intuito de possibilitar que o consumidor brasileiro tenha mais acesso à crédito. Foi compartilhado pelo presidente do Bacen também que levou uma bronca após ter apresentado a alternativa de colocar fim ao rotativo do cartão de crédito durante uma audiência que ocorreu no Senado nesta semana, isso porque a proposta ainda não está fechada. 

Confira também: Drex, o Real Digital, já está valendo? GRANDE banco brasileiro SURPREENDE e toma à frente da corrida monetária

Afinal, o crédito rotativo poderá chegar ao fim?

Na última quinta-feira (10), Roberto Campos Neto anunciou que o Banco Central está analisando a possibilidade de colocar fim ao crédito rotativo de cartão de crédito. Essa é uma das modalidades de crédito mais caras de todo o mercado e os juros já chegaram a 437,3% ao ano em 2023.

O rotativo se caracteriza como o crédito contratado pelo consumidor quando ele realiza o pagamento inferior ao valor total da fatura do seu cartão de crédito. A duração da modalidade é de 30 dias, após esse período, as instituições financeiras parcelarão a fatura em aberto. Quando o cartão de crédito é parcelado, os juros chegam a 196,1%. 

De acordo com o enfatizado por Campos Neto, dentro de 90 dias, o Banco Central deverá apresentar uma solução para essa questão relacionada ao cartão de crédito. 

Saiba mais: Novo cartão de crédito com anuidade GRÁTIS: clientes também podem GANHAR 5% de cashback