Banco Central está BLOQUEANDO o acesso ao dinheiro esquecido? Saiba o que fazer
Acesso ao Portal do Governo deve ter um nível específico para garantir a solicitação do valor esquecido pelo usuário. Confira quais são os níveis existentes.
Desde o dia 7 de março o Banco Central está disponibilizando o processo de recuperação do dinheiro esquecido através do Sistema de Valores a Receber (SRV).
No entanto, as informações e a retirada do dinheiro podem ser bloqueadas para os que possuem a conta do governo no nível bronze. De acordo com o Banco Central, o acesso é restrito para os usuários no nível bronze.
Sendo assim, para preservar o sigilo bancário, a conta precisa ser do nível prata ou superior. Ou seja, apenas os usuários com uma conta no governo de nível prata ou ouro acessam as informações e solicitam a recuperação do dinheiro esquecido.
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Níveis de autenticação do site do governo: Bronze, Prata e Ouro
O portal do governo – https://www.gov.br/ – informa que as contas Bronze, Prata e Ouro são diferentes níveis de autenticação. Por isso, elas têm o papel de garantir a segurança e a identidade dos usuários.
Sendo assim, esses níveis refletem a forma como a conta é criada e validada. Elas possuem características distintas em relação ao grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário, aos tipos de serviços públicos digitais acessíveis e às transações digitais que podem ser realizadas.
De acordo com o Banco Central, o nível da conta varia de acordo com a validação dos dados do usuário, que pode ser feita em bases de dados como a Justiça Eleitoral ou por meio de certificado digital, por exemplo. Ou seja, quanto maior a segurança na validação dos dados, maior será o nível da conta.
Além disso, o nível da conta também influencia no acesso aos serviços públicos digitais e nas transações que podem ser realizadas. Dessa forma, os usuários no nível Ouro têm acesso a serviços e transações mais complexas, enquanto aqueles no nível Bronze têm acesso mais restrito.
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O Banco Central indica como subir o nível da conta
Cada nível de conta possui um conjunto de informações específicas que o usuário deve cadastrar. Lembrando que quanto maior o nível, mais acesso aos serviços digitais o usuário vai ter.
De acordo com as informações disponíveis, o cadastro do usuário em cada nível será de acordo com:
Nível Bronze
- Cadastro online para validação dos dados na Receita Federal;
- Cadastro online ou por atendimento presencial para validação dos dados no INSS;
- Validação dos dados do usuário por atendimento presencial nos postos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Seguindo os passos acima a conta será nível bronze.
Nível Prata
É possível aumentar o nível da sua conta de bronze para prata utilizando o aplicativo gov.br e seguindo as orientações apresentadas. Outra possibilidade é fazer o login na sua conta gov.br e aumentar o nível através dos “Selos de Confiabilidade”.
- Reconhecimento facial do usuário pelo aplicativo para conferir a foto nas bases da CNH;
- Validação dos dados do usuário via internet banking de um dos banco credenciados;
- Se o usuário for servidor público federal, a validação dos dados com usuário e senha do Sigepe.
Nível Ouro
Da mesma forma que pode aumentar de bronze para prata, o usuário pode aumentar para o nível ouro.
- Reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral;
- Validação dos dados do usuário com o certificado digital compatível com ICP-Brasil.
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Como solicitar o dinheiro esquecido do Banco Central
Para começar, é importante o usuário saber que não há prazo para solicitar os valores. Sendo assim, mesmo que o sistema esteja lento devido ao número alto de consultas, o usuário pode ficar tranquilo e pedir em outro momento. Outro ponto é que antes de solicitar o dinheiro, é necessário saber se há algum valor esquecido.
Portanto, através do site do Banco Central – https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber – você deve realizar a consulta com o número do CPF e a data de aniversário ou CNPJ e data de início da empresa. Se o usuário tiver dinheiro disponível, ele deve usar sua conta do governo para acessar o sistema de valores a receber.
Depois disso, o sistema mostrará informações sobre o valor total do dinheiro e a instituição financeira que realizará a transação. Sendo assim, o usuário poderá então escolher a opção “Solicitar por aqui” e selecionar a chave Pix, fornecendo alguns dados para finalizar a transação. É importante guardar o número do protocolo após a finalização.
Se não tiver uma chave Pix, entre em contato com a instituição por telefone ou e-mail para obter mais informações. Ao realizar a consulta, o usuário terá acesso ao nome e aos dados de contato da instituição financeira. Se o processo for concluído com a chave Pix, o dinheiro vai cair na conta do cliente em até 12 dias úteis.
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