Banco Central faz anúncio INÉDITO sobre o WhatsApp: descubra o que foi APROVADO

Em breve, os empreendedores poderão se beneficiar com esse novo anúncio inédito do Banco Central, que irá até mesmo equiparar-se ao Pix.

O Banco Central (BC) realizou um anúncio inédito sobre o WhatsApp. A saber, esse anúncio envolve um novo método de pagamento, que irá facilitar as transações dos pequenos empreendedores e negócios. Isso será ainda mais benéfico para os que já usam o WhatsApp como meio de vendas e comunicação.

De acordo com o Banco Central, este recurso será tão facilitado quanto o Pix. Quer saber mais sobre o anúncio do Banco Central e como o método de pagamento poderá ser usado? Confira o texto completo.

Por essa os brasileiros certamente não esperavam. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Banco Central faz anúncio sobre o WhatsApp

Basicamente, o Banco Central anunciou a liberação do WhatsApp Pay para compras em estabelecimentos comerciais. A saber, essa decisão reverteu a suspensão de 2021 do Banco Central para a Mastercard e Visa. Ademais, de acordo com o BC, em até 30 dias esse recurso já estará liberado, e os empreendedores poderão cobrar os seus clientes, diretamente pelo WhatsApp Pay.

Ou seja, o empreendedor poderá fechar uma venda e cobrar o indivíduo pelo WhatsApp, na mesma conversa. Sendo assim, ele não precisará gerar um novo código Pix ou enviar a máquina de cartões com o seu motoboy. De fato, a utilização deste recurso será tão fácil quanto o Pix, principalmente para aqueles negócios que já usam o WhatsApp como principal forma de comunicação com o cliente.

Ainda, os pagamentos pelo WhatsApp Pay podem ser feitos por cartões de crédito, débito e pré-pago. Como a Mastercard e Visa foram as primeiras a aderirem o serviço e, inclusive, foram bloqueadas anteriormente, elas serão as primeiras bandeiras permitidas do recurso. Depois, outras poderão aderir.

Veja também: Agora o WhatsApp permite colocar sua foto no teclado: saiba como fazer 

O que irá mudar?

Com esse anúncio do Banco Central, você pode questionar-se sobre o que, de fato, irá mudar, visto que o WhatsApp já aceita transações pelo aplicativo desde 2021. Porém, até então eram permitidas apenas transações entre pessoas físicas, e pagamentos para pessoas jurídicas eram bloqueados. Agora, as pessoas jurídicas poderão receber pagamentos livremente por meio do app.

A saber, o WhatsApp Pay funciona por meio da plataforma Meta Pay e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo Banco Central), e processado pela Cielo no Brasil. Apesar do serviço ser semelhante ao Pix, como já mencionado, para realizar uma transferência, é preciso ser cliente do banco parceiro.

Ademais, o WhatsApp Pay é extremamente seguro. É possível usar o PIN ou a sua própria biometria para aprovar as transações. A proteção dos dados do seu cartão sé feita por meio da criptografia, além de outras camadas de segurança.

Para que as empresas possam aproveitar ainda mais a nova permissão do WhatsApp Pay, a recomendação dada é que elas se comuniquem com seus clientes pelo aplicativo. Assim, ao final de qualquer conversa, será possível enviar a cobrança e, logo em seguida, receber o valor pretendido.

Por fim, se você ainda não tem uma conta no WhatsApp, faça já a sua em: www.whatsapp.com/?lang=pt_br

Veja também: Novidade do WhatsApp pode ACABAR com o PIX? Entenda e saiba como utilizá-la